Você está em:

A UNISA / Acessibilidade /  Software
Software

A Univerisdade Santo Amaro - Unisa oferece aos seus alunos um guia prático dos softwares de acessibilidade com o intuito de facilitar a navegação dos seus usuários.

Braille Fácil
O Braille Fácil permite editar e imprimir em Braille de forma rápida e fácil e com um mínimo de conhecimento da codificação Braille. Através do Braille Fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais. O texto pode ser digitado diretamente no Braille Fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional.

Guia de Consulta - Braille Fácil(pdf)
Download do software pode ser encontrado no links abaixo:
Braille Fácil - http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil/

Dicionário de Libras
O dicionário é fruto de uma parceria entre o Acessibilidade Brasil e o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos). Com ele é possível encontrar os sinais em LIBRAS equivalentes às palavras em língua portuguesa.
http://www.acessibilidadebrasil.org.br/libras/

DOSVOX
O projeto DOSVOX é desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ) e permite que pessoas com deficiência visual utilizem um microcomputador comum (PC) para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo assim um nível alto de independência no estudo e no trabalho.

Guia de Consulta - DOSVOX(pdf)

Download do software pode ser encontrado no links abaixo:
DOSVOX - http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/

Hand Talk
O Hand Talk conta com um intérprete virtual para auxiliar na acessibilidade dos surdos no mundo on-line. Ele é disponibilizado através de seu site e, também, em forma de aplicativo para dispositivos móveis. 
http://www.handtalk.me/

MECDAISY
Mecdaisy é uma solução tecnológica que permiti a produção de livros em formato digital acessível, no padrão Daisy. Desenvolvido por meio de parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro - NCE/UFRJ - o Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado.

Guia de Consulta - MECDAISY(pdf)

Download do software pode ser encontrado no links abaixo:
MECDAISY - http://intervox.nce.ufrj.br/mecdaisy/

NVDA
Pessoas portadoras de deficiência visual podem navegar pela internet utilizando um programa de leitura de tela. Estes programas permitem passar por textos e imagens ao passo em que a fala humana vai sendo sintetizada. Basicamente, o programa lê para a pessoa o que está na tela.

Guia de Consulta - NVDA(pdf)

Download do software pode ser encontrado no links abaixo:
NVDA - http://www.nvda-project.org

Pro Deaf
O Pro Deaf Web é um tradutor e dicionário on-line Português-Libras, que também disponibiliza uma ferramenta exclusiva de criação de sinais. Está disponível em versão web e aplicativo mobile.
http://web.prodeaf.net/

ZOOMIT
Zoomit é uma aplicativo que auxilia a utilização do computador por pessoas portadoras de deficiência visual, ficando disponível para configuração próxima ao relógio como pode ser visualizado na imagem abaixo:

Guia de Consulta - ZOOMIT(pdf)

Download do software pode ser encontrado no links abaixo:
ZOOMLT - http://technet.microsoft.com/en-us/sysinternals/bb897434/