Você está em:

A UNISA / Biblioteca /  Missão/Histórico
Missão/Histórico

A Biblioteca Dr. Milton Soldani Afonso é o mecanismo de apoio ao ensino e a pesquisa da Universidade Santo Amaro - Unisa. Disponibiliza produtos e serviços de informação e documentação aos universitários dos cursos oferecidos pela Unisa e à comunidade em geral, para o crescimento profissional e pessoal de seus usuários.

Histórico da Biblioteca "Dr. Milton Soldani Afonso"

1968
Fundação da Organização Santamarense de Educação e Cultura (Osec) e aquisição do primeiro terreno, localizado no Jardim das Imbuias, na Região Sul da cidade de São Paulo. Juntamente com ela foi criada a Biblioteca "Dr. Milton Soldani Afonso", a partir de uma importante doação realizada pela Casa Squibb à futura faculdade de Medicina, através do Fundo Squibb de Incentivo à Ciência.

1969
Comissão de Ensino Superior do MEC autoriza o funcionamento da Faculdade que passaria a oferecer outros cursos através da Fasa - Faculdades de Santo Amaro.

1994
A FASA torna-se universidade e passa a figurar como Universidade Santo Amaro - Unisa, e a biblioteca dá início a sua modernização, colocando à disposição da Universidade mecanismos mais avançados para apoio ao ensino, pesquisa e extensão, introduzindo a seus usuários o livre acesso ao acervo. O crescimento da biblioteca se potencializa juntamente com o da Universidade, a demanda de uso dos serviços informacionais e documentais, os leva a uma postura de inovação com atividades específicas para suporte informacional acadêmico.

1996
A expansão da Universidade em duas grandes unidades: Saúde e Biológicas (Unidade I); e Humanas, Sociais, Tecnológicas e Exatas (Unidade II), acaba trazendo à biblioteca novos desafios, serviços e coleções orientadas a áreas específicas do conhecimento. É criada a biblioteca do Campus II.

2000
Com base na expansão do próprio Campus II da universidade, a biblioteca sofre uma reestruturação, mudando de local dentro do campus e adquirindo novas formas. Integra ao espaço, serviços e coleções à estética e a funcionalidade, onde a qualidade e o conforto para o estudo e a pesquisa são os aspectos principais da biblioteca. Foi então que em 24 de setembro é inaugurada a nova Biblioteca Milton Soldani Afonso, com um projeto arquitetônico moderno e arrojado.

Neste mesmo ano é inaugurado o Campus III, juntamente com ela, a biblioteca da unidade que contemplaria os cursos de Psicologia, Pedagogia e Cursos Sequenciais.