Você está em:

A UNISA / Conteúdo especial - Jubileu de Ouro da Unisa /  Atendimento à comunidade
Atendimento à comunidade

Pinceladas da Web20 anos de Assessoria Jurídica às famílias de baixa renda
As famílias de baixa renda da região de Santo Amaro têm à sua disposição um escritório de advocacia gratuitamente. Desde sua fundação, no dia 22 de outubro de 1998, o Escritório de Práticas Jurídicas (EPJ) se tornou essencial nas causas de Direito de Família da comunidade. Seu primeiro coordenador, o professor José Rubens Demoro Almeida, atuou em parceria com a subcoordenadora professora Elaine Cristina Bueno Alves, que o sucedeu por alguns anos.

A equipe do EPJ é formada por dois advogados orientadores especializados e um coordenador e conta com a atuação de 10 estagiários do 7º ao 10º semestre do Curso de Direito, devidamente credenciados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). É responsável por atender cerca de 100 pessoas mensalmente. Para ter acesso à assessoria jurídica gratuita, a renda familiar não deve ultrapassar dois salários mínimos e o beneficiário não pode ser proprietário de bens. O interessado passa por uma análise socioeconômica realizada pela equipe do Curso de Serviço Social.

O EPJ atua em ações de Direito da Família, que não envolvem partilha de bens, como por exemplo divórcios, alimentos, execuções de prestação alimentícia, reconhecimento de paternidade, alvarás, entre outras medidas que visam a proteção jurídica. As inscrições para atendimento acontecem no Campus II – Metrô Adolfo Pinheiro, onde está localizado o Núcleo de Práticas Jurídicas.

Um juizado selo Ouro
Pinceladas da WebPremiado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), o Juizado Especial Cível, localizado na Universidade Santo Amaro, realiza mais de mil atendimentos mensais, entre audiências de conciliação, de instrução e julgamento, além de orientações jurídicas. Fundado em 21 de junho de 1999, é vinculado à 1ª Vara do Juizado Especial do Foro Regional de Santo Amaro e ao Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) do Curso de Direito.

Em 2017, o Juizado foi nobilitado com o Selo Ouro do TJ por sua eficiência na prestação jurisdicional e na qualidade conferida aos serviços oferecidos à população, ao atingir as metas estipuladas pelo projeto. Conhecido na região de Santo Amaro, a população procura diretamente o Juizado para a solução de seus litígios, sem precisar ir até o Fórum. De acordo com o coordenador do NPJ, João Paulo Gunutzmann Ferreira Silva, o número de atendimentos praticamente dobrou desde sua abertura.
São realizadas 22 audiências diariamente. O Juizado atua nas causas de menor valor econômico e que possuam menor complexidade, ou seja, aquelas de até 20 salários mínimos e que não demandem perícia técnica. São ações de reparação de danos, cobranças de valores, execução de títulos extrajudiciais, de despejo para uso próprio, acidentes de veículos, e ações relacionadas ao direito do consumidor - sua maior demanda -, entre outras.

A equipe do Juizado é formada por mais de 40 pessoas, entre funcionários e estagiários, que atuam nas áreas da triagem, cartório, audiências de conciliação e nas audiências de instrução e julgamento. O aluno tem a oportunidade de compor este time logo no primeiro semestre do curso, como atendente voluntário e a partir do 7º semestre pode atuar como estagiário em regime de Estágio Supervisionado, além disso, aqueles que dispuserem de carga horária de 30 horas semanais, bem como passarem em prova classificatória, podem receber uma bolsa pela Universidade.

“O Juizado é um diferencial da Unisa, pois os alunos podem vivenciar a prática jurídica do lado de dentro de um Fórum. Eles têm contato diretamente com os juízes e podem atuar, inclusive, como mediadores e conciliadores, em pleno cumprimento aos requisitos e metas do Ministério da Educação, o que hoje é exigido dos cursos de Direito”, explica o coordenador do NPJ.

40 anos de assistência médica para a comunidade
Pinceladas da WebInaugurado em 1978, o Hospital Escola Wladimir Arruda (Hewa) é, além de uma conquista dos acadêmicos do curso de medicina, uma referência em assistência médica para a região do Campus I, no Jardim das Imbuias. A região, naquela época, não contava com unidades de saúde e a construção do Hewa foi um verdadeiro alento para a comunidade e sua história passou por grandes momentos, que vai desde o seu fechamento em 1987, o movimento estudantil para sua reabertura e finalmente, uma parceria com a Prefeitura de São Paulo.

Em 2016, o Hewa se integrou à Rede Hora Certa, onde são realizados procedimentos cirúrgicos em âmbito de hospital dia nas áreas da Cirurgia Geral, Otorrinolaringologia e Oftalmologia. O Hospital conta com 64 consultórios médicos, 15 salas de exames de apoio e diagnóstico, três centros cirúrgicos e as salas de enfermagem, pequenos procedimentos, entre outros. De acordo com a parceria com a Prefeitura, apenas alunos da graduação e da residência médica da Unisa podem atuar na unidade.
Sob a gestão do curso de Medicina da Unisa, está em funcionamento o Ambulatório com as especialidades de pediatria, psiquiatria e ginecologia e obstetrícia. Atuam nesta área os estudantes do 5º ao 7º semestre. O público da unidade abrange desde crianças a idosos, principalmente das regiões de Parelheiros e São Miguel Paulista, além, claro, do Jardim das Imbuias.

Tratamento odontológico de qualidade
Pinceladas da WebFundada junto com o curso de Odontologia em 1976, a Clínica Odontológica da Unisa congrega a formação prática do aluno com atendimento subsidiado de alta qualidade para a comunidade.

Localizada no Campus I, com entrada pela Rua Cássio de Campos Nogueira, a Clínica é bem requisitada pela comunidade da região do Jardim das Imbuias. Mensalmente são atendidas cerca de 800 pessoas, de todas as faixas etárias. Este número vem crescendo ano após ano.

A estrutura da Clínica Odontológica é grande. Ao todo, são 120 equipos, Central de Esterilização, Setor de Radiologia, Central de Distribuição de Materiais Odontológicos e Setor de Urgência.

A cada semestre letivo, cerca de 510 alunos do curso de odontologia desenvolvem atividades clínicas, sempre orientados por professores, que acompanham todos os trabalhos clínicos, desde o início até sua conclusão. Também são realizadas demonstrações de técnicas operatórias das diversas disciplinas para turmas a partir do segundo semestre.

Entre os serviços realizados estão: tratamentos preventivos e curativos direcionados ao público infantil; atendimento para o diagnóstico de patologias relacionadas à cavidade bucal; exames radiológicos intrabucais; tratamentos restauradores; tratamentos relacionados aos problemas de gengivas e ossos; implantes; tratamentos reabilitadores oferecidos através de clínicas odontológicas integradas; tratamentos cirúrgicos para a extração de dentes e tratamentos para a instalação de próteses bucais e urgência odontológica.

A Clínica também é utilizada para o desenvolvimento de diversas pesquisas científicas, indo além da sua contribuição social. De acordo com o coordenador da Clínica, Luiz Fernando Guimarães Motta, estudos para a evolução dos tratamentos odontológicos acontecem rotineiramente. Cita como exemplos as pesquisas sobre a variação da pressão arterial antes e após o atendimento odontológico e sobre o tratamento periodontal em pacientes renais crônicos submetidos à hemodiálise.

Diversas especialidades da fisioterapia a baixíssimo custo
Pinceladas da WebA abertura do curso de Fisioterapia trouxe outro grande serviço na área da saúde para a comunidade de Santo Amaro. Sua clínica conta com diversas especialidades voltadas para a reabilitação, com sessões a baixíssimo custo para a população. Fundada em 2000, no Campus I, atende até mil pessoas mensalmente, por meio de uma equipe formada por supervisores e alunos dos 7º e 8º semestres.
De acordo com a coordenadora do curso, a professora Adriana Garcia Orfale Vignola, a ano com maior número de atendimentos foi em 2016, quando foram realizadas 11.730 sessões. “A quantidade varia conforme as turmas e nossa tendência é de crescimento”, prevê. Cada paciente pode ter de 8 a 10 sessões por mês e assim como uma clínica particular tem toda a estrutura necessária para seu tratamento.

As especialidades da Clínica são: Fisioterapia Traumatológica; Fisioterapia em Saúde Pública; Fisioterapia na Saúde da Mulher; Fisioterapia Neurológica Adulto; Fisioterapia Neuropediátrica; Fisioterapia Psicomotora; Fisioterapia Pneumológica; Fisioterapia Reumatológica e Fisioterapia nas Disfunções Mandibulo Crânio Posturais. Para ser atendido, é preciso consultar a disponibilidade de vagas por telefone ou pessoalmente.

Clínica de estética eleva autoestima da população
Pinceladas da WebA profissionalização dos serviços de estética aconteceu em 2018, quando finalmente os esteticistas conquistaram sua regulamentação. Porém, desde 2009, a Unisa vem qualificando os profissionais desta área com cursos de graduação presenciais e a distância. Com a abertura do curso também veio a abertura da Clínica de Estética, que está contribuindo com a autoestima e bem-estar de dezenas de moradores de Santo Amaro.

Todos os procedimentos são oferecidos a um preço único, de R$ 25. São realizados cerca de 300 atendimentos mensalmente na Clínica. Fazem parte da equipe os alunos do último semestre, além dos supervisores. Localizada no Campus I, conta com 3 salas para atendimento individuais, setor de capilar/maquiagem e salão para atendimento de facial e corporal.

São tratamentos corporais (drenagem linfática, massagens, reflexologia, eletroestimulação, eletreolipoforese; eletrolifting corporal, peeling); tratamentos faciais (limpeza de pele, hidratação, peeling, drenagem linfática, massofilaxia, eletroestimulação e eletrolifting); tratamentos capilares (hidratação; queratinização e específicos para queda e oleosidade); além de serviços para pés e mãos e visagismo e maquiagem.

De pets a animais silvestres, Hospital Veterinário se destaca
Pinceladas da WebSeja um simpático cãozinho ou uma assustadora, porém, não agressiva, cobra Phyton, a equipe do Hospital Veterinário (Hovet) da Unisa está a postos para oferecer um atendimento de qualidade aos animais. Fundado em 1999, a unidade conta com uma ampla estrutura no Campus I, que também recebe animais de grande porte para consultas, exames, atendimentos de emergências e cirurgias.
A estrutura é formada por três centros cirúrgicos, 10 consultórios para atendimento de clínica e cirurgia para pequeno porte, um consultório para animais silvestres e cinco baias de internação para grandes animais. Ainda conta com o Serviço de Diagnóstico por Imagem realizando exames de ultra-sonografia e RX, além de um laboratório de análises clínicas.  Também conta com salas de atendimento de emergências, fluidoterapia e manipulação de quimioterápicos e de quimioterapia.

Cerca de 30 alunos, do 3º ao 10º semestre, atendem no hospital mensalmente, sempre supervisionados pelos médicos veterinários contratados e professores. Por mês, são realizados em média 320 atendimentos, principalmente na clínica de pequenos animais, entre cães e gatos. “Nosso papel social é prestar atendimento de qualidade ao público, a um custo inferior aos hospitais e clínicas privadas. Oferecemos ainda um programa de castração permanente aos proprietários da região”, explica a coordenadora clínica do Hovet, Claudia Prado de Brito.

Além da clínica geral, o Hovet oferece ainda assistência nas diferentes áreas de clínica e cirurgia de pequenos animais como endocrinologia, dermatologia, doenças infecciosas, oftalmologia, reprodução, oncologia e ortopedia.

Psicologia realiza até 7 mil atendimentos por ano
Pinceladas da WebUm dos mais tradicionais da Universidade Santo Amaro, o Curso de Psicologia foi aberto em 1975. Desde então, sua Clínica (Serviço-Escola de Psicologia) está em pleno funcionamento e é muito disputada entre os moradores da região. São realizados até 7 mil atendimentos por ano. Para se inscrever, os interessados devem ficar atentos, pois a agenda abre apenas duas vezes ao ano e é preciso passar por uma entrevista de triagem.

Cadastrada no Conselho Regional de Psicologia - São Paulo (CRP-SP – 6ª Região), a Clínica de Psicologia conta com 20 consultórios, uma sala de espera privativa e uma secretaria. O atendimento é realizado por cerca de 150 alunos do 5º ao 10º semestre, que são devidamente supervisionados por seus professores e dois psicólogos plantonistas.

Apesar de ter uma taxa simbólica de manutenção (R$ 25 mensais), muitos pacientes da Clínica de Psicologia contam com sua isenção. De acordo com a coordenadora da Clínica, professora Jumara Silvia Van De Velde, há pessoas com grande vulnerabilidade social e econômica que precisam da psicoterapia e neste caso, após análise socioeconômica realizada pelo curso de Serviço Social, a Mantenedora da Universidade autoriza a gratuidade.

Entre os atendimentos realizados no Serviço-Escola de Psicologia estão: Psicoterapia individual ou em grupo, psicoterapia de casal ou família, psicodiagnóstico, orientação vocacional e profissional e os atendimentos psicopedagógicos aos alunos da Unisa, também ocorrem no espaço da Clínica. A Psicologia também atua de forma multidisciplinar em ações dos cursos de Direito e Serviço Social e em forma de estágio no Hospital Geral do Grajaú.

Farmácia Universitária se prepara para atendimento ao público
Depois de uma ampla reforma, a Farmácia Universitária da Unisa está com todos os alvarás emitidos para seu funcionamento ao público a partir do segundo semestre de 2018. Localizada no Campus I, atenderá aos pacientes encaminhados pelo Hospital Escola Wladimir Arruda (Hewa). A expectativa é realizar de 300 a 800 atendimentos mensalmente.

A Farmácia contará com dois consultórios, uma sala de armazenamento e dois laboratórios, sendo um semi-industrial farmacêutico, que verifica a qualidade dos medicamentos e outro de análises clínicas, destinado para o acompanhamento clínico laboratorial dos pacientes. De acordo com o coordenador do curso, professor Jorge Eduardo de Menezes, o atendimento ao público é um diferencial do curso de Farmácia da Unisa.

Serão oferecidos os seguintes serviços na Farmácia Universitária: Farmacovigilância (monitoramento das reações adversas dos pacientes atendidos pelo Hewa), fornecimento de medicamentos aos pacientes (por meio de parcerias com os Laboratórios Farmacêuticos),  acompanhamento farmacoterapêutico (controle das doenças com o uso de medicamentos) e exames laboratoriais para monitoramento farmacoterapêutico.

Aulas das turmas de Educação Física agitam comunidade
Pinceladas da WebO Complexo Esportivo da Universidade Santo Amaro, localizado no Campus I, surpreende por sua estrutura. Conta com uma piscina de 50 metros, pista de atletismo, campo de futebol, quadra poliesportiva e academia. É voltado para a execução do Programa de Atividades Esportivas Extensivas as Comunidades (PAEC), do Curso de Educação Física, também um dos mais antigos da Unisa, em funcionamento desde 1975.

Tradicional na região, as aulas dos cursos de Educação Física também são extremamente disputadas pelos moradores. As inscrições são abertas nos meses de março e setembro, mas para algumas modalidades, existem listas de esperas. Natação e Hidroginástica são as modalidades mais procuradas.

Mensalmente, os alunos de Educação Física realizam em média 250 atendimentos, sempre acompanhados dos seus professores e supervisores. O PAEC também oferece aulas de ginástica, dança de salão, jogos de quadra e de condicionamento físico para adultos e idosos. Uma Escolinha Multiesportiva funciona especialmente para as crianças. Colaboradores e alunos da Unisa também podem se inscrever para as diversas modalidades oferecidas.