Você está em:

A UNISA / Conteúdo especial - Jubileu de Ouro da Unisa /  Desenvolvimento Científico
Desenvolvimento Científico

Programas Stricto Sensu em ascensão

Pinceladas da WebA Unisa, em seus 50 anos de existência, reafirmando sua visão de “Ser reconhecida pela excelência de sua participação na transformação da sociedade, contribuindo para formação global do cidadão, na sua realização pessoal e profissional”, sustentada e apoiada pelo tripé da educação – ensino, pesquisa e extensão – está fortalecida em todas as áreas acadêmicas.

Os programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, são considerados pontos estratégicos, constituindo processos sólidos e de alta qualidade. Promovem natural e perenemente a interação da pesquisa com o ensino e seu desdobramento para a comunidade, como extensão. Esta rica interação propicia aos alunos um salto de qualidade do processo de formação profissional, mantendo os conteúdos abordados atuais, inserindo-os, precocemente, no pensamento científico e no processo de geração de conhecimento.

A Unisa conta com quatro programas Stricto Sensu reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Seu mestrado interdisciplinar em Ciências Humanas foi aprovado em 2013 e iniciou, efetivamente, suas atividades em 2014. De acordo com o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Prof. Dr. Marco Antônio Zonta, apesar do programa ser recente, há uma grande procura de candidatos nos processos seletivos, o que demonstra uma grande carência de programas semelhantes em São Paulo e, mais especificamente, na região Sul.

“Buscamos formar mestres que atuem na sociedade, com ênfase em áreas carentes, como no bairro de Santo Amaro, instigando a produção do saber, a sua sistematização e difusão, a fim de melhorar as condições socioculturais dos cidadãos que vivem, trabalham e estudam, procurando caminhos para o aprimoramento pessoal e da sociedade em que vivem”, explica o diretor.

A primeira turma do programa de Mestrado em Medicina Veterinária e Bem-Estar Animal ingressou em outubro de 2013. A experiência adquirida neste curto período permitiu que a universidade aprimorasse seus programas de mestrado continuamente. Um novo contingente de doutores foi incorporado ao quadro docente, com o objetivo de ampliar as atividades de pesquisa, tanto ao nível de Iniciação Científica quanto de Pós-Graduação.

“A experiência obtida de outros programas em andamento mostra que a mescla entre docentes mais experientes com jovens doutores é um importante fator para a quantidade e qualidade da produção científica a curto e médio prazo, pela incorporação de novas técnicas e ideias às linhas de pesquisa já estabelecidas”, descreve Zonta.

Unisa em números
55 cursos de graduação presencias
45 cursos de graduação EaD
100 cursos de pós-graduação
11 programas de Residência Médica
4 programas de Residência Multiprofissional
7 programas de Aprimoramento em Medicina Veterinária
4 cursos de Mestrado

Extensão universitária já está arraigada
Junto às atividades de ensino e pesquisa, a extensão universitária está arraigada na Universidade Santo Amaro. Principalmente no curso de Medicina Veterinária, responsável por sua criação, promovendo a integração dos alunos da graduação e da pós-graduação com comunidades vulneráveis.

Em 2011, foi proposto o Mestrado em Ciências da Saúde, moderno e voltado a responder os anseios populacionais da região, com a participação de docentes originários de dois outros programas Stricto Senso: Saúde Materno Infantil e Análises Clínicas. Desde então, iniciaram-se as discussões e os trabalhos para fortalecer conceitual e operacionalmente a proposta.

Em meados de 2013, a administração da Unisa passou para um novo grupo, que realizou uma profunda reestruturação acadêmico-administrativa. Na perspectiva da busca da excelência acadêmica, a nova Reitoria ficou organizada com Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação, Pró-Reitoria de Ensino à Distância e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Em 2000, foi desenhado o Programa de Mestrado em Odontologia, recomendado pela Capes. Desde então, foram titulados 150 mestres. A experiência adquirida neste mestrado possibilitou a realização de trabalhos originais de pesquisa, cujos resultados possuem impacto nacional e internacional. Nesse sentido, o corpo de docentes evidenciou seu amadurecimento científico e coesão como grupo de pesquisa e de formação, indicando que já possuía perfil para estruturar um programa de Doutorado.

Universidade avança nas pesquisas
Um dos grandes avanços que vieram para apoiar a pesquisa institucional foi a criação, em 2016, do Unisa Research Center (URC), um conjunto de laboratórios especializados no desenvolvimento de conhecimento, produtos e tecnologia, trazendo benefício, não apenas para comunidade acadêmica, mas também para a população carente da região.

O URC contempla sete laboratórios: Laboratório de Análises Clínicas da Unisa (LabUnisa), Laboratório de Pesquisa e Citodiagnóstico “George Nicholas Papanicolaou” (PapLab), Laboratory of Molecular and Cellular Biology (LMCBio), Laboratório de Avaliação Nutricional da Universidade Santo Amaro (Lanusa), Laboratório de Avaliação Biomecânica e Reabilitação Musculoesquelética (Labirem), Laboratório de Pesquisas Veterinárias (LabVet) e o Laboratório de Fitoquímica.

Todos os laboratórios são voltados para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico, contemplando diferentes áreas do conhecimento. Os laboratórios estão adequados conforme normas da Anvisa, que regulamentam atividades laboratoriais em âmbito assistencial e de pesquisas. Este complexo laboratorial está situado em uma área nobre da Universidade Santo Amaro, alocado em 630 metros quadrados, no Campus I. A gestão acadêmica e tecnológica está sob a coordenação do Prof. Dr. Marco Antonio Zonta, assessorado por uma equipe multidisciplinar composta de pesquisadores titulados, que na forma de colegiado, elencam e supervisionam as atividades de pesquisa em cada setor.

Unisa Research Center (URC)
Laboratório de Análises Clínicas da Unisa (LabUnisa)
Laboratório de Pesquisa e Citodiagnóstico “George Nicholas Papanicolaou” (PapLab) Laboratory of Molecular and Cellular Biology (LMCBio)
Laboratório de Avaliação Nutricional da Universidade Santo Amaro (Lanusa)
Laboratório de Avaliação Biomecânica e Reabilitação Musculoesquelética (Labirem) Laboratório de Pesquisas Veterinárias (LabVet)
Laboratório de Fitoquímica