Você está em:

A UNISA / Conteúdo especial - Jubileu de Ouro da Unisa /  Educação a Distância
Educação a Distância

Pinceladas da WebO sonho de formar talentos criativos, empreendedores e transformadores foi o que despertou a fundação da Unisa. Em suas primeiras décadas, tornou-se referência no desenvolvimento da cidade de São Paulo, constituindo uma história de excelência, qualidade e tradição cinquentenária na região da zona Sul da capital paulista, pelos bairros de Santo Amaro.

Todas as realizações que permeiam esta história, foram alicerçadas no anseio de transformar a região em um núcleo educacional que atendesse aos moradores e trabalhadores que ali estavam.

Consequentemente, a Unisa torna-se referência de tradição na formação da cidade de São Paulo, como a primeira Universidade criada para atender a uma demanda, até então, carente de educação superior.

Como tudo começou
Embora seu legado educacional fosse cunhado pela tradição santamarense, não foi um fator impeditivo para que inovações acadêmicas fossem implementadas.

Com a compreensão de que era propício convergir o ensino em uma nova modalidade, tornando a Unisa, dentro da perspectiva do que é ser uma universidade - de gerar conhecimento e inovação, uma agente de transformação social, pautada pelo DNA da sua missão, visão e valores.

Este transcurso histórico, balizado na competência da Responsabilidade Social fez com que após 37 anos da sua fundação, a Unisa ultrapassasse as fronteiras e inovasse no panorama educacional do Brasil: em 2005 marca o cenário como a primeira universidade particular, regulamentada, a transmitir aulas via satélite, na modalidade da educação a distância, o que, nos anos seguintes, tornar-se-ia uma tendência entre as Instituições de Ensino Superior do País.

Nesta época iniciou a democratização do ensino superior. Uma Universidade que sempre foi intrínseca em suprir as necessidades da comunidade que a cercava, agora poderia alcançar sociedades longínquas, regiões extremamente carentes da educação superior com seu pioneirismo. Tudo isso delimitado pela regulamentação federal para educação a distância.

Polo de apoio presencial

Ao longo dos estudos na Unisa, toda a infraestrutura que o aluno necessitar para percorrer na educação superior, como laboratórios, laboratórios de informática, salas de estudo e bibliotecas, permanecerão à disposição no polo de apoio presencial de sua cidade. Em determinados cursos há atividades práticas que ocorrem no polo, para que o aluno desenvolva suas habilidades de uma maneira integral, como os cursos de Engenharia, que mais uma vez a Unisa foi pioneira na oferta.

“A Unisa foi uma das primeiras instituições de ensino superior que ofereceu o curso de Engenharia a distância. Era um grande desafio logístico, porque tinha de garantir todas as aulas práticas nos polos de apoio presencial”. Explica o Prof. Dr. Eloi Francisco Rosa, Pró-Reitor de Educação a Distância da Universidade Santo Amaro.

Do surgimento à expansão
Em 2005, no ano inaugural da educação a distância na Universidade Santo Amaro, as cidades de Registro, Capão Bonito e Mogi Guaçu, em São Paulo, e São Luís, no estado do Maranhã, foram as primeiras a receberam polos de apoio presencial.

Embora a educação a distância denotasse novidade no meio acadêmico, o primeiro vestibular surpreendeu: foram 200 inscrições, número relevante para o cenário, com 151 alunos matriculados nos cursos de Administração, Pedagogia e Tecnólogo em Segurança no Trabalho.

A partir deste momento iniciou-se uma jornada rumo ao crescimento da educação brasileira e a Unisa já não era apenas santamarense, mas uma Universidade a nível nacional, presente em quase todos os Estados, mais o Distrito Federal.

Aliada ao novo marco regulatório, prerrogativa que permite a ampliação de polos - de acordo com a nota no MEC, e a solidez que ela galgou durante os 13 anos de pioneirismo, a Unisa passa por um momento de crescimento exponencial.

“Por fazermos as coisas de uma maneira bem cuidadosa, conseguimos oferecer educação de alta qualidade. Isto faz com que a gente tenha um diferencial muito importante”, afirma Eloi.
Após 13 anos de EaD, a Unisa reúne mais de 22 mil alunos matriculados em todo o País. Foram milhares de discentes que tiveram a oportunidade de conquistar um diploma de ensino superior para colocação no mercado de trabalho.  São mais de 100 opções de cursos em Graduação, Pós-Graduação e Extensão e mais de 200 polos de educação distribuídos pelo País.

A educação a distância é considerada como a maior inovação no meio acadêmico, na última década, em relação às possibilidades que ela desperta.

Excelência no Ensino
Este percurso a consolida como uma Universidade de excelência. Credenciada ao MEC pela Portaria 1.149/2005, a qualificação do ensino é a mesma do conteúdo na modalidade presencial.
No estudo a distância, o aluno torna-se protagonista do processo de aprendizagem. Ele é a figura central, tira-o da passividade da sala de aula, mas a Universidade Santo Amaro dá todo o respaldo para que ele seja independente neste método.

Metodologia de ensino
O grande diferencial desta metodologia é o planejamento, pois ela não permite aulas improvisadas. Cada disciplina passa por um processo de elaboração e estruturação minuciosos.
A EaD está o tempo todo em interface com a tecnologia e inovações. O início em 2005 utilizou a modernização em torno das transmissões ao vivo, via satélite. Atualmente já se utiliza webconferências, videoaulas com interatividade em tempo real. É o aluno interagindo com uma interface tecnológica extremamente robusta e dinâmica, elaborada para oferecer qualidade na oferta de ensino.

Com toda a expertise que a Unisa tem, o processo educacional é potencializado pela produção interna e autônoma: todos os materiais de ensino são desenvolvidos por uma equipe específica da Universidade, desde a criação do plano de ensino, ao desenho da disciplina, o mapeamento do que ocorrerá, o desenvolvimento do ambiente virtual, os recursos tecnológicos disponíveis.

É este alto padrão de Universidade atrelado aos maiores centros urbanos e educacionais, como o de São Paulo, que chega em regiões ribeirinhas e isoladas do Brasil.

Conteúdo educacional
Cada disciplina é dividida em etapas, o que auxilia o aluno a se organizar, para aprender. Em cada etapa, ele poderá trabalhar com recursos diferentes para que consiga compreender as aulas e terá acesso de cinco a seis recursos diferentes, que trabalha uma competência específica da melhor maneira possível. O aluno desdobra os materiais e constrói seu conhecimento.

Em contrapartida à metodologia, tudo isto é acompanhado pela possibilidade de, a qualquer momento, enviar uma dúvida a algum tutor, que dará todo o suporte, auxílio e orientação, por meio do ambiente virtual.

Na Unisa, o tutor é um profissional formado na área da disciplina e está alinhado com o planejamento pedagógico do professor e toda a estrutura que será trabalhada.