Você está em:

A UNISA / Conteúdo especial - Jubileu de Ouro da Unisa /  Os Campi
Os Campi

Campus I – Jardim das Imbuias
Pinceladas da WebA doação do terreno para a construção da Faculdade Santo Amaro foi a primeira conquista da sociedade santamarense, que se organizou para conquistar o direito à educação. Tão logo assinado o termo de doação e lançada a pedra fundamental, as obras já iniciaram no final de 1969.  O subprefeito de Santo Amaro, Dr. Oswaldo Teixeira Duarte, fez contato com uma empresa construtora, a Alfons Gehling, para iniciar o primeiro grande prédio da área do Jardim das Imbuias, onde seria sediado o curso de Engenharia.

Durante sua construção, os cursos da Unisa funcionaram em diversas locais diferentes. O Curso de Medicina, na Santa Casa de Misericórdia; o Curso de Matemática no Colégio Jesus-Maria-José; o Curso de Física no Colégio Costa Braga, e o Curso de Letras e Pedagogia no Colégio Humboldt. Os alunos de medicina foram os primeiros a ocupar o Campus I, de forma gradativa, com o prédio ainda sendo erguido.

Em 1973, a então Organização Santamarense de Educação e Cultura (Osec) anunciou no jornal Estado de São Paulo, que, a partir do dia 1º de junho, todas as atividades seriam transferidas para seu Campus Universitário. Foi quando novos cursos foram criados: Estudos Sociais (habilitação em Geografia ou História), Ciências, Odontologia, Educação Física, Comunicação (Relações Públicas) e Turismo.

O Campus do Jardim das Imbuias é até hoje o maior da Universidade Santo Amaro. Com um terreno de cerca de 60 mil m² e área construída de quase 30 mil m², abriga principalmente os cursos das áreas de biológicas e da saúdem além dos tecnológicos. É nele que está localizado diversos laboratórios para atender esta área, como por exemplo, patologia, bioquímica, microbiologia, radiologia, biologia molecular, enfermagem, entre outros.

Também é no Campus I que estão localizadas as principais clínicas voltadas para a comunidade, que contam com a atuação dos alunos e professores. Os cursos de Medicina, Fisioterapia, Estética, Odontologia, Farmácia, Medicina Veterinária, Educação Física contam com ampla estrutura para colocar em prática os conhecimentos dos discentes. Confira detalhes no capítulo “Responsabilidade Social”.

Principais laboratórios
- Patologia
- Patologia Veterinária
- Bioquímica
- Microbiologia
- Radiologia
- Biologia molecular
- Enfermagem
- Anatomia
- Informática
- Radiologia
- Herbário
- Técnica Cirúrgica

Total de laboratórios: 45
Salas de aula: 62

Campus II – Metrô Adolfo Pinheiro
Pinceladas da WebCom a transformação das Faculdades Santo Amaro em Universidade, no ano de 1994, a Unisa iniciou um novo ciclo de crescimento. No dia 17 de fevereiro de 1997, inaugurou seu segundo Campus, na área central de Santo Amaro. O prédio, localizado na Rua Isabel Schmidt, funcionava uma antiga fábrica de relógios, a Empresa Brasileira de Relógios Hora S.A., fundada pelo suíço Edgar Kocher em 1946. Em pouco tempo, a estrutura foi completamente reformada e passou a abrigar as áreas de Ciências Humanas, Sociais, Exatas e Tecnológicas.


Em 2000, foi inaugurada uma das estrelas do Campus II, a Biblioteca Milton Soldani Afonso, em homenagem ao antigo chanceler da Universidade. Com projeto arquitetônico arrojado, tem 2 mil metros quadrados de área e segue o conceito de loft – ampla, aberta, com mezaninos e terraços com palmeiras de 7 metros de altura. São cerca de 40 mil títulos.

O Campus II está a dois quarteirões da estação Adolfo Pinheiro, do Metrô. Possui 107 salas de aulas, 11 laboratórios e área construída de um pouco mais de 20 mil m². Abriga principalmente os cursos tecnológicos e de Ciências Humanas (Administração, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Ciências Contábeis, Direito, Geografia, História, Jornalismo, Letras - Português, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Rádio e TV e Serviço Social). A exceção é para o curso de Psicologia.
É neste Campus que está localizada toda a estrutura para os cursos de educação à distância, como estúdio de gravação, antena transmissora e espaço dos tutores. Também estão instalados o Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e o Juizado Especial Cível e a Clínica de Psicologia, onde são recebidos centenas de moradores de Santo Amaro para atendimento.

Principais laboratórios
- Cartografia
- Informática
- Línguas
- Ateliê de Projetos
- Maquetes
- Estúdio de Rádio e TV

Campus III – Metrô Largo Treze
Pinceladas da WebLocalizado também em Santo Amaro, o Campus III foi inaugurado no ano 2000. É onde funcionam os cursos de engenharia (Ambiental, Civil, Elétrica, Mecânica, de Produção e Química), o de pedagogia e as graduações tecnológicas (Estética e Cosmética, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade e Segurança no Trabalho). São mais de 9 mil m² de área construída, 49 salas de aula e 10 laboratórios.

O prédio Campus III também é repleto de história. Ele foi construído para abrigar uma escola alemã em 1927, o Colégio Humboldt, que dá nome à rua onde está localizado. Ao longo de sua história, ele ficou fechado entre 1942 e 1955, devido a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial. A escola era o centro de todas as atividades culturais da colônia alemã de Santo Amaro e abrigou, enquanto estava sendo construído o Campus I, os cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Santo Amaro.

Principais laboratórios
Engenharia Ambiental/Geologia
Química/Biologia
Informática
Engenharia Civil
Estética e Cosmética
Processos Produtivos

Campus IV – Metrô Marechal Deodoro
Pinceladas da WebAo pensar na necessidade de uma instituição de ensino superior que atenda às regiões próximas ao centro de São Paulo, a Unisa inaugurou sua quarta unidade em 2015. Situado no bairro de Santa Cecília, o lugar é símbolo do urbanismo, arquitetura e paisagem de São Paulo.

A três minutos da estação de metrô Marechal Deodoro, o campus está localizado em edifício com tombamento que marca a arquitetura neocolonial luso-brasileira das primeiras décadas do século XX. Inaugurado em 1940, o prédio já abrigou o Ginásio São Paulo e o Colégio São Paulo, por onde estudaram personalidades como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 2006, o imóvel foi tombado devido sua importância urbanística e arquitetônica.

Neste Campus, são oferecidos os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e os tecnológicos Gestão de RH, Gestão Financeira e Logística. A unidade conta com um Núcleo de Práticas Jurídicas, além de laboratórios de informática.

Campus V
Pinceladas da WebNo ano do jubileu de ouro da Unisa, está prevista a inauguração do seu quinto Campus, localizado fora de sede, em Guarulhos. Com auditório de 140 lugares, biblioteca e laboratórios de informática, o prédio localizado na Rua João Gonçalves, no Centro, conta com 3,5 mil m² de área construída e promete ser um grande passo para a expansão da Universidade em outras regiões, como já acontece por meio dos polos de educação a distância.