Campanha de Castração agitou a população de Itapeva e Iporanga

No mês de julho, os alunos do curso de Medicina Veterinária da UNISA movimentaram as cidades de Itapeva e Iporanga, localizadas no interior de São Paulo, durante o Projeto Rondon. A iniciativa faz parte da área de Extensão da UNISA e foram realizadas castrações nos cães e gatos do Jardim Bela Vista e da região Central, bairros situados nos respectivos municípios, com a orientação e supervisão dos professores da universidade.

Após o procedimento cirúrgico, os animais que estavam com curativo aguardaram total recuperação anestésica e tomaram antibióticos e analgésicos. Com a alta médica, eles foram encaminhados para os proprietários, que receberam todas as informações de como cuidar deles e ainda contaram ainda com atendimentos clínicos e os seus donos com orientações sobre os cuidados com meio ambiente e a posse responsável.

Para conscientização, foram expostos banners com informações sobre bem-estar animal, bBovinos e equinos, tráfico de animais silvestres, animais silvestres como companhia e segurança alimentar.

As atividades contribuíram com o desenvolvimento destas comunidades carentes, que não possuem nas proximidades acolhimento para os bichos. Além disso, a ação colaborou para a formação dos estudantes da UNISA ao aproximá-los da realidade profissional por meio do aprendizado prático, estimulando também a cidadania.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

Universidade Santo Amaro: 01/07/2015 00:00
Compratilhar: