Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

Curso de Serviço Social apresenta direitos sociais de prevenção e tratamento do câncer de mama

Nos tempos de hoje, a grande preocupação com a estética corporal faz com que precisemos ter ainda mais atenção quando o assunto é olhar cuidar da saúde. E no mês do combate ao câncer de mama, a UNISA quer saber: você sabe dos seus direitos sociais voltados para a prevenção e tratamento da doença?

Muitas pessoas não sabem que, no Brasil, existem direitos sociais exclusivos para mulheres com idade superior a 40 anos e pessoas portadoras de câncer de mama. Segundo o coordenador do curso de Serviço Social da UNISA, Emanuel Freitas, “é importante que todo cidadão saiba que pode recorrer ao sistema público de saúde para garantir a prevenção e tratamento da doença”. Exames, medicamentos e outros recursos são oferecidos, como:

Mulheres entre 40 e 49 anos têm direito a uma mamografia por ano;

Mulheres entre 50 e 65 anos têm direito a duas mamografias anualmente;

Medicamentos e material hospitalar cobertos pelo plano ou seguro de saúde;

Reconstrução de mamas em decorrência de um câncer, para as mulheres que tiverem os seios total ou parcialmente retirados;

Todo trabalhador cadastrado no FGTS que seja portador de câncer ou tenha dependente que possua a doença tem direito ao benefício.

Auxílio-Doença: o benefício mensal é assegurado a todo portador de câncer que fica temporariamente incapaz para o trabalho;

Aposentadoria por Invalidez: quando a perícia médica do INSS identifica que a incapacidade de trabalho é definitiva, o portador da doença pode se aposentar por invalidez.

Para ter acesso aos serviços gratuitos, basta comparecer a uma unidade básica de saúde portando documento original com foto. Ainda segundo o professor Freitas, o papel do assistente social é essencial na orientação e conscientização de diferentes forças de trabalho. A sua intervenção não se dá diretamente com o corpo humano, mas com o contexto social, impactando e mobilizando a comunidade na qual o profissional está imerso.

Universidade Santo Amaro: 26/10/2015 00:00
Compratilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin