Ministro Ricardo Lewandowski realiza palestra exclusiva para alunos da Universidade de Santo Amaro

Democracia no mundo contemporâneo e a contribuição do poder judiciário são os temas abordados

A noite de 13 de novembro foi um marco para a comunidade acadêmica da Universidade de Santo Amaro - UNISA, em São Paulo, que recebeu o¬¬ ministro Dr. Enrique Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), para uma palestra exclusiva aos alunos de Direito da instituição, com o tema Democracia no Mundo Contemporâneo e a Contribuição do Poder Judiciário nesse Cenário.

Durante a cerimônia, a mesa foi composta pelo professor Antônio Veronezi, a Professora Doutora Margareth Rose Priel, reitora da UNISA, a Professora Doutora Sonia Regina Leite de Almeida Prado, Pró-Reitora de Graduação na Universidade, o Professor Mestre Marcelo Salles da Silva, coordenador do curso de Direito, e Arnaldo Faria de Sá, Deputado Federal. Ao declarar aberta a solenidade, a Excelentíssima Reitora afirmou: “o dia de hoje é um momento marcante para a toda a nossa instituição, que há mais de quatro décadas educa com excelência e ajuda a transformar a sociedade num lugar mais democrático e cidadão”.

Ao iniciar a sua fala, o ministro Lewandowski parabenizou a UNISA por seus 47 anos afirmando que se trata de “uma instituição de ensino de quase cinco décadas e há muito que se comemorar”. Dando continuidade, levantou questões sobre o momento de crise e conflitos ao redor do mundo, alegando a importância de o cidadão refletir e reagir positivamente em prol do aperfeiçoamento da democracia e melhoria das instituições. Dentro desse cenário, o ministro envolveu temas como meio ambiente, cidadania, família e, inclusive, os direitos concedidos à união homoafetiva.

A democracia no Brasil e no mundo em diferentes momentos da história também foi um assunto bastante explorado pelo presidente do STF, que levantou questionamentos sobre como garantir os direitos de liberdade e igualdade do povo dentro de um contexto social e coletivo. Neste aspecto, o ministro ressaltou o papel do Estado no processo de homogeneização da sociedade e da concessão de oportunidades aos cidadãos.

Lewandowski terminou sua palestra falando sobre a evolução dos direitos fundamentais do cidadão. “A democracia é dinâmica e sofre variações ao longo do tempo. Ela não é algo pronto e acabado, mas um processo em constante aperfeiçoamento”, afirmou o ministro encerrando a sua fala, atentando para a importância de uma postura ativa do cidadão e convidando a todos a se engajarem no desenvolvimento e evolução da democracia e das instituições republicanas.

Também estiveram presentes na cerimônia autoridades e personalidades do cenário educacional, como o Professor Marco Antonio da Silva, Subsecretário de Ensino Técnico, Tecnológico e Profissionalizante; Geraldo Teixeira de Godoy Filho, Juiz da 15ª Vara do Trabalho de Santo Amaro; Lisandra Gonçalves, presidente da OAB Santo Amaro; Claudio Schefer, Presidente Licenciado da OAB Santo Amaro; Monica Mayumi Eguchi, Procuradora do Estado de São Paulo; e a Professora Luciane Lucio Pereira, Reitora da Universidade de Guarulhos.

Informações para imprensa:

Grace Cunha, Fabia Marinho e Andrezza Vieira.

grcunha@unisa.br

ftmarinho@unisa.br