Ação social reuniu oito cursos em Cananéia

Em mais uma iniciativa conjunta, realizada pela Universidade Santo Amaro – Unisa, o programa de extensão com a sociedade promoveu, entre os dias 12 e 16 de julho, a V Ação Social de Cananéia. A atividade contou com a participação de oito cursos da instituição, em ações relacionadas à assistência, educação, capacitação e inserção na região.

Situada no extremo sul do litoral de São Paulo (a cerca de 240 km da capital), a Estância Turística de Cananéia tem como principais fontes de rendas a pesca e o turismo, e sua vegetação nativa pertence ao domínio florestal da mata atlântica.

De forma integrada, alunos e professores dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Estética e Cosmética, Odontologia, Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas desenvolveram atividades específicas, objetivando a continuidade dessas ações pelas autoridades administrativas locais.

Atividades

O curso de Biomedicina promoveu orientações sobre prevenção de DSTs e fez testes de diagnóstico rápido para hepatite C. Os alunos de Enfermagem realizaram aferição de pressão arterial; medição da glicemia capilar; orientações sobre os riscos da hipertensão, diabetes e obesidade; e orientação sobre hábitos de vida saudáveis.

Alunos de Fisioterapia realizaram orientação postural e promoveram conversas sobre envelhecimento saudável, prevenção de quedas em idosos e cuidados com os pés. O curso de Medicina Veterinária se encarregou das cirurgias de castração de cães e gatos, e divulgaram informações sobre bem-estar animal, bovinos e equinos, tráfico de animais silvestres, animais silvestres de companhia e segurança alimentar.

Higienização facial e orientações sobre cuidados com a pele ficaram por conta dos graduandos de Estética e Cosmética, enquanto o curso de Odontologia promoveu palestras sobre técnicas de higiene oral e prevenção da cárie e ensinamentos práticos sobre higiene bucal para crianças.

Os cursos de Engenharia Ambiental e Ciências Biológicas realizaram análises sobre possíveis inserções dos cursos nas atividades locais que estão relacionadas às suas respectivas áreas.

Universidade Santo Amaro: 16/11/2016 15:33
Compratilhar: