Associação Beneficente Vivenda da Criança recebeu Sábado Cultural e Cidadão

No dia 5 de novembro, a Universidade Santo Amaro – Unisa, por meio do programa de extensão Unisa em Ação, promoveu o Sábado Cultural e Cidadão, na Associação Beneficente Vivenda da Criança, situada no distrito de Parelheiros, região de Santo Amaro. O evento contou com a participação de alunos de diferentes cursos da instituição (5 ao todo), que atuaram na estruturação, montagem, execução e avaliação do projeto.

O intuito foi atuar de forma positiva na região de Parelheiros, inserida em um contexto de alta vulnerabilidade e pressão social, e exercitar os preceitos fundamentais da extensão universitária, por meio da participação conjunta e integrada dos diversos cursos, de áreas diferentes e com propostas transversalizadas, que permitem a construção coletiva do saber.

O curso de Enfermagem, por exemplo, atuou na aferição de pressão arterial, orientações sobre os riscos da hipertensão e obesidade e orientações sobre preservação ambiental e sustentabilidade. Alunos de Biomedicina orientaram sobre prevenção de DSTs e Parasitoses, distribuíram preservativos e realizaram testes de diagnóstico rápido para hepatite C.

Aconselhamentos para as crianças sobre higiene oral, escovação supervisionada e aplicação de flúor foram as atividades realizadas pelos alunos de Odontologia. Entrevistas sóciodemográficas, orientações sociais, informações sobre benefícios sociais e sobre equipamentos sócioassistenciais ficaram a cargo do curso de Serviço Social.

Alunos do curso de Fisioterapia atuaram na instrução sobre as áreas de atuação da Fisioterapia, prevenção de queda em idosos, estimulação sensorial e noção corporal para crianças, orientação postural, aconselhamento sobre a influência do tabagismo na gestação, lactação e fertilidade, e orientação para a prática de exercícios físicos.

Universidade Santo Amaro: 17/11/2016 10:34
Compratilhar: