Desdobramentos relativos a danos morais foram tema de palestra de Ministro Paulo Sanseverino na Unisa

No dia 29 de setembro, a Universidade de Santo Amaro – Unisa teve a honra de receber o Excelentíssimo Ministro Doutor Paulo de Tarso Vieira Sanseverino, Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), para ministrar uma palestra exclusiva para os alunos do curso de Direito da instituição, que teve como tema Danos Morais e sua Liquidação no STJ.

Durante o evento, além do palestrante convidado, compuseram a mesa para a abertura da cerimônia o Prof. Antonio Veronezi, Chanceler da Unisa; a Profa. Dra. Margareth Rose Priel, Reitora da Unisa; o Prof. Dr. Eloi Francisco Rosa, Pró-Reitor de Graduação da Unisa; a Profa. Dra. Luciane Lucio Pereira, Pró-Reitora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unisa; a Profa. Me. Angelita Marçal Flores, Pró-Reitora de Educação a Distância da Unisa; o Prof. Me. Marcelo Salles da Silva, Coordenador do curso de Direito; João Batista de Mello Paula Lima, Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; e Paulo Dias Moura Ribeiro, Ministro do STJ.

A abertura da palestra foi feita pelo Prof. Antonio Veronezi, que ressaltou a importância da parceria entre alunos e professores para o aumento da qualidade do curso de Direito da Unisa. “A gente tem tido várias ações que vem fazendo com que a universidade seja cada dia mais pujante, e mais bem reconhecida. Devemos isso, principalmente, ao corpo discente, os estudantes, e aos acadêmicos; aqueles que se dedicam ao estudo do Direito”, enfatiza.

Em seguida, a palavra foi passada diretamente ao Ministro Sanseverino, que parabenizou a Unisa pela infraestrutura do Campus, em especial da Biblioteca e do espaço externo, e iniciou o colóquio explicando de que maneira os danos morais estão presentes no dia a dia dos cidadãos e por consequência pode ser considerado um dos temas mais instigantes da área. “Os danos morais são juntos um dos temas mais atuais, não apenas dentro da responsabilidade civil, mas dentro do Direito em geral. É um daqueles temas que não interessa apenas aos operadores do Direito, mas também à sociedade e a toda comunidade. É uma das questões que eventualmente discutimos na mesa de domingo com a família, e na mesa de bar com os amigos”, complementa.

Dentro do assunto base, Sanseverino levantou questões relacionadas aos danos extrapatrimoniais, que compreendem também os morais. Neste aspecto, o Ministro desenvolveu o tema falando sobre a indenizabilidade dos danos morais dentro da Constituição de 1988; definições relativas aos direitos da personalidade na perspectiva do código civil; a tríplice dimensão do dano moral; questões controvertidas relacionadas a danos subjetivos e objetivos, coletivos, estéticos, de pequena monta e responsabilidade contratual; natureza da indenização; punitive damage (ou indenização punitiva) em outros países; entre outros.

Durante o fechamento, a Profa. Margareth agradeceu a todos os participantes pela presença, em especial ao Ministro por aceitar o convite, e citou a importância de oportunidades do gênero para reunir alunos, docentes e profissionais da área para refletir e multiplicar conhecimentos. “A Universidade de Santo Amaro nesses 48 anos de existência tem cumprido a sua missão, e momentos como este são fundamentais para que a gente possa continuar revigorado na nossa tarefa cotidiana, que é a de criar novos talentos, e de poder modificar e transformar essa sociedade onde vivemos”, evidencia.

Também estiveram presentes na solenidade Guilherme Duran Depieri, Juiz Auxiliar do Juizado Especial Cível de Santo Amaro; Dra. Talita Dantas Nunes Pinheiro, membro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Dra. Paula Cristina Pereira de Lima, membro da OAB; Dra. Carla Matuck Borba Seraphim, docente da Unisa e membro da OAB; entre outras autoridades e personalidades do setor jurídico.

Informações para a imprensa:
Graziela dos Santos
gdssilva@unisa.br