Fevereiro 2017: Unisa participa de ação do Projeto Rondon em Apiaí

Em uma ação realizada entre os dias 15 e 21 deste mês, a equipe de extensão da Unisa promoveu atividades na cidade de Apiaí (região sul de São Paulo), como parte do Projeto Rondon. Atendendo demandas sociais, culturais, ambientais e de saúde pública da cidade, a ação contou com a participação de professores e alunos da instituição.

Essa foi a segunda vez, em um período de seis meses, que a equipe de extensão da Unisa promoveu atividades em Apiaí em parceria com o Projeto Rondon, que tem como foco intervenções sociais em municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e/ou comunidades que apresentam demandas de trabalhos sociais em áreas de atendimentos de políticas públicas. Em São Paulo, o projeto agrega Instituições de Ensino Superior (IES) e parcerias de iniciativas pública e privada.

A equipe da Unisa em Apiaí foi formada pelos professores Celso Martins Pinto, Adriana Cortez (Medicina Veterinária), Raquel Fernandes Batista (Fisioterapia) e Mariano Chinaia Junior (Enfermagem), além de 12 alunos, dos cursos de Medicina Veterinária, Fisioterapia, Biomedicina, Medicina, Enfermagem e Psicologia.

Medicina Veterinária orientou moradores e realizou castrações

No intuito de incentivar a posse responsável, alunos e professores do curso de Medicina Veterinária orientaram a população sobre as responsabilidades de se ter um animal de estimação.

Com uma população de 27 mil habitantes, Apiaí possui um pequeno centro urbano, com centenas de cães e gatos como animais de companhia, que vivem em situação de semidomiciliação, já que passam a maior parte do tempo nas ruas. Por isso, por meio de procedimentos cirúrgicos seguros, foram castrados 117 animais na cidade, visando o controle populacional e a prevenção de doenças, além do aumento da expectativa de vida e maior bem estar para os animais.

A atuação teve a parceria da Secretaria de Saúde de Apiaí, por meio da Médica Veterinária Ariane Umekita, responsável pelo Setor de Zoonoses, voluntárias, e funcionários do setor, que foram responsáveis pelo cadastramento dos animais encaminhados para as cirurgias, bem como o agendamento e a programação das mesmas.

Universidade Santo Amaro: 01/02/2017 15:08
Compratilhar: