XIV Ação Social do Parque Estadual da Ilha do Cardoso envolverá onze cursos da Unisa em prol da mata atlântica

Em uma das maiores ações conjuntas realizadas pela Universidade Santo Amaro – Unisa, o programa de extensão com a sociedade promove a décima quarta Ação Social do Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC). Com o objetivo de oferecer assistência complementar nas áreas da saúde pública, animal e ambiental na região da cidade de Cananéia (extremo sul do litoral de São Paulo), o projeto une onze cursos de graduação da instituição, em favor da mata atlântica. Esta edição do projeto vem sendo planejada e desenvolvida desde outubro, e se estenderá até dezembro, quando as atividades serão efetivamente realizadas no Parque Estadual.

Com uma área de 22.500 hectares, o PEIC possui diversos ecossistemas complexos e de grande diversidade biológica, sendo considerado um representante da fauna e flora da mata atlântica. O intuito do projeto é colaborar na manutenção desse sistema, promovendo a participação da comunidade acadêmica da Unisa nas atividades de assistência, integração e construção coletiva com as comunidades do Parque Estadual, em ações integradas entre os cursos e as autoridades administrativas locais.

Seis comunidades compõem a população da Ilha do Cardoso, onde as principais atividades são a pesca e o turismo. São cerca de 400 habitantes das áreas de Cambriú, Perequê, Marujá, Enseada da Baleia e Pontal do leste, além de uma tribo de índios guaranis. Devido às distâncias e dificuldades de transporte e acesso, o suporte de saúde e educação oferecido pelo município de Cananéia é precário e incompleto. Atendimentos essenciais, especialmente destinados às crianças, gestantes e idosos, são ocasionais e não têm a qualidade e continuidade necessárias. Serviços e cuidados adicionais, que geram qualidade de vida e geração de renda aos moradores do PEIC, são escassos e distantes.

Em 2015, oito cursos da Unisa promoveram em conjunto 481 atendimentos nas comunidades que integram a população da Ilha do Cardoso. Neste ano, com o aumento da participação, a previsão é que o número de atendimentos em prol da comunidade seja ainda maior e mais diversificado.

Atividades

Estão previstas atividades como realização de testes rápidos de Hepatite C, orientação sobre prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) e das parasitoses, pelo curso de Biomedicina. O curso de Enfermagem irá atuar em atendimento com orientações em saúde e bem-estar, teste de glicemia e aferição de pressão arterial. O curso de Odontologia irá colaborar orientando os participantes do evento sobre a importância dos cuidados e manutenção com a saúde bucal, enquanto o curso de Estética e Cosmética oferecerá serviços de higienização facial e orientações específicas sobre os cuidados com a pele, fotoproteção e câncer de pele.

O curso de Fisioterapia irá contribuir, em parceria com a equipe da universidade, realizando atividades como aplicação de testes de equilíbrio e teste para verificar a estabilidade postural. O Curso de Farmácia vai contribuir através da abordagem sobre o consumo de automedicação e os riscos da utilização indiscriminada de fitoterápicos.

Universidade Santo Amaro: 04/11/2016 17:40
Compratilhar: