Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

    Em parceria com a OAB, Unisa promove palestra sobre Delação Premiada

    Aconteceu no dia 14 de setembro, na Universidade Santo Amaro – Unisa em parceria com a OAB de Santo Amaro, a palestra "Delação Premiada" com o advogado e professor Dr. Roberto Delmanto Júnior. O auditório do Campus II, onde foi feita a preleção, lotou, sendo necessária a abertura do miniauditório para que os convidados pudessem acompanhar o conceituado criminalista pelo telão. 

    No evento, foram apresentadas questões pertinentes à temática da colaboração premiada. Este que é, atualmente, um dos assuntos mais comentados da sociedade e, consequentemente, é o grande responsável por desestabilizar o cenário sociopolítico e econômico do País.

    Delmanto abordou aspectos históricos do significado de justiça para as culturas antigas e deixou claro que para falar sobre ela é necessário antes de mais nada, transparência e um debate aberto e franco.

    Explicou que a delação existe em vários momentos de nossas vidas, inclusive na fase infantil, no qual delatamos o “coleguinha” que fez algo errado e está escondendo, por exemplo.

    No decorrer da palestra, questionou o público se a Delação Premiada realmente é compatível com a justiça, pois para ele, o instrumento da delação não promove a justiça, uma vez que dá vantagens ao culpado, que se torna delator para obter benefícios. 

    “Vivenciamos hoje uma metamorfose no ideal de justiça, o que eu chamo de “JusInjustiça". Seria a injustiça embutida na justiça”, proferiu Delmanto.

    Para finalizar, comentou que apesar de não estar expresso em lei, que a Delação deve ser submetida ao contraditório judicial e deve ser refeita em audiência, visto que o delatado terá o direito de resposta e assim poderá contra-argumentar em sua defesa.

    “Nenhuma sociedade pode subsistir ao longo do tempo se seus membros, em sua maioria, a percebem como injusta. Nenhuma guerra pode ser vencida se aqueles que a fazem, a tem como injusta”, concluiu o criminalista.

    Universidade Santo Amaro: 22/09/2017 11:25
    Compartilhar:
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin