Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

    Semana Jurídica da Unisa contou com palestrantes reconhecidos na área, disseminação de conhecimentos e sorteios para os alunos

    Entre os dias 16 e 19 de outubro de 2017, ocorreu simultaneamente nos Campi II e IV da Universidade Santo Amaro - Unisa, em comemoração aos 50 anos da instituição e aos 21 anos da inauguração do curso de Direito, o evento Semana Jurídica.

    No primeiro dia de evento, o Campus IV contou com a presença do Dr. Clemente Calvo Castilhone Junior, pós-graduado pela University of Virginia; membro da Associação Internacional dos Chefes de Polícia (International Associations of Chiefs of Police – IACP); professor da Academia de Polícia do Estado de São Paulo; professor de pós-graduação em "Especialização em Direitos Humanos e Polícia Judiciária"; professor do Curso Superior de Polícia – CSP; professor convidado da Secretaria Nacional de Segurança Pública, tendo atuado no Projeto Brasil mais Seguro – SENASP com as disciplinas de Crime Organizado e o Tráfico de Drogas; professor convidado do Programa de Estratégia Nacional de Proteção nas Fronteiras – ENAFRON; docente da disciplina de Operações de Inteligência; foi Diretor de Inteligência no Departamento de Investigações e Narcóticos; participou da Frente Parlamentar de Combate ao Crack da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

    O tema da palestra foi “Geopolítica das Drogas”, em que o palestrante discorreu sobre a sua atuação profissional enquanto agente público contra às drogas. A partir de então, falou sobre a questão legalização das drogas, apresentando os pontos positivos e negativos da medida. Comentou sobre a lógica produtiva dos entorpecentes, exibindo um vídeo sobre a produção de cocaína e sobre a rotina estabelecida pelo tráfico nacional e internacional. Abordou, ainda, o surgimento de novas drogas sintéticas, estabelecendo a diferença entre eles e os medicamentos, por meio da explicação da Portaria 344 do Ministério da Saúde.

    No dia seguinte, 17, houve a palestra: “Morte digna: Ortotanásia, Distanásia e Eutanásia” do Dr. Washington Sylvio Zanchenko Fonseca, que é bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); membro da World Association for Medical Law e da Ibiroamerican – Eco Bioethics Network For Education, Science and Technology da UNESCO. 

    No dia 18, houve a presença da Dra. Manuella Santos de Castro, que é mestre e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP); advogada com atuação em direito imobiliário, propriedade intelectual e direito autoral. Autora do livro Direito autoral na era digital e do Audiolivro Tudo que você precisa ouvir sobre direito autoral, ambos publicados pela Saraiva. Com o tema “Registro da Propriedade Imobiliária no Brasil: Burocracia ou Segurança Jurídica?”, ressaltou a importância da constante atualização dos operadores do Direito frente a uma área dinâmica e com várias particularidades legais.

    No último dia de evento, 19, a Unisa recebeu o Dr. Alexandre Manir Figueiredo Sarquis, que é mestre em economia, especialista em auditoria e graduando em Direito, no qual abordou o tema “O Tribunal de Contas e a Fiscalização Financeira da Administração”.

    A cada final de palestra, os alunos puderam participar por meio de questionamentos e houveram sorteios de livros e camisetas do curso de Direito.

    Universidade Santo Amaro: 18/10/2017 11:00
    Compartilhar:
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin