Unisa e Secretaria Estadual da Educação formalizam projeto Universidade Portas Abertas

Nesta segunda-feira (18), foi realizada a cerimônia de assinatura do termo de intenções que estabelece parceria entre a Universidade Santo Amaro – Unisa e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para implantação do projeto Universidade Portas Abertas, voltado aos estudantes e professores da rede pública na região sul de São Paulo. Os objetivos são incentivar a educação, cultura e inovação aos participantes, contribuindo com a ampliação de recursos para uma aprendizagem significativa, e reforçar o compromisso da docência no ensino superior com a educação básica.

O Universidade Portas Abertas prevê diversas atividades educativas e culturais voltadas ao desenvolvimento de estudantes do ensino fundamental (ciclos I e II), ensino médio e do programa Educação para Jovens Adulto (EJA) das redes municipal e estadual. A Unisa é a primeira instituição de ensino superior a abraçar o projeto.

Na solenidade, a Profa. Dra. Luciane Lúcio Pereira, Reitora da Unisa, falou da missão da universidade com esta iniciativa. “A Unisa se sente honrada em dar início a este projeto, que se alinha perfeitamente com nossa missão, de desenvolver ensino, pesquisa e extensão de qualidade, interagindo com a sociedade e visando seu fortalecimento por meio de ações sociais e educacionais, para contribuir com a formação global do cidadão na sua realização pessoal e profissional. Desta maneira, compreendemos que esta é uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento da sociedade brasileira”, explicou.

Em seguida, a Profa. Me. Olga Maria Lodi Rizzini, coordenadora do projeto Universidade Portas Abertas – Unisa, apresentou as ações previstas a serem levadas aos estudantes, como o Programa de Atividades Esportivas Extensivas às Comunidades da Unisa (PAEC), que proporcionará práticas esportivas, como natação, futebol e dança de salão; realização de teste vocacional para apoiar na identificação de habilidades profissionais; atendimentos psicopedagógicos; oficinas sobre cursos, profissões e elaboração de currículo pessoal; minicursos sobre iniciação à pesquisa, oratória e redação; entre outras. O programa ainda compreenderá oficinas pedagógicas para professores da rede.

Após apresentação do projeto, o Secretário de Estado da Educação, José Renato Nalini, reforçou a relevância da parceria: “É importante essa aproximação que a universidade privada traz à Secretaria de Educação, pois precisamos fazer com que a educação seja um tema suprapartidário e supraestatal. Acredito muito neste projeto. É algo pode mudar o rumo da educação brasileira, e nós estamos aqui para fazer com que, realmente, esse rumo siga nosso sonho”, disse.

A assinatura do protocolo de intenções foi realizada na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e também contou com as presenças de: Silvio Cecchi, Diretor Geral de Cursos Superiores do Ministério da Educação; Alexandre Turri Zeitune, Secretário da Educação de Guarulhos; Gilvan Passos, Secretário de Segurança de Guarulhos; Antonio Veronezi, idealizador do projeto Universidade Portas Abertas; Gabriel Mário Rodrigues, representante da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES); Eloi Marcos de Oliveira Lago, Vice-Reitor da Universidade de Guarulhos (UnG); Prof. Sandoval Cavalcante, dirigente da regional sul 1; Profa. Maria Ligia Fernandes, dirigente da regional 2; Profa. Eonice Domingos da Silva, dirigente da regional 3; Saraiva Felipe, deputado federal; e os deputados estaduais Fernando Capez e Jorge Wilson.

(Foto: Daniel Guimarães/A2IMG/Secretaria da Educação do Estado de São Paulo)

Universidade Santo Amaro: 19/09/2017 09:52
Compratilhar: