Abertura do Encontro de Nutrição discute obesidade infantil

A Universidade Santo Amaro – Unisa promove até o dia 31 de agosto, Dia do Nutricionista, o 2º Encontro de Nutrição, no Campus I. A abertura do evento ocorreu nesta quarta-feira, dia 29, com palestras sobre obesidade infantil. De acordo com dados apresentados, são mais de 41 milhões de crianças obesas no mundo. A meta é estacionar os índices de crescimento da obesidade e reduzir até 30% do consumo de refrigerante, sucos industrializados e comida processada.

Coordenadora de Pesquisa da Unisa, a Profa. Dra. Patrícia Colombo de Souza, ministrou a palestra “Obesidade Infantil: Prioridades e Desafios para o Enfrentamento”. A nutricionista mostrou dados alarmantes sobre o assunto: 60% das crianças com menos de dois anos de idade comem biscoitos, bolachas e bolos e 32% tomam refrigerantes ou suco artificial. “Queremos reduzir o crescimento da obesidade em 2019”, disse.

Coordenador do curso de Educação Física, Prof. Me. Arthur Siqueira, mostrou a importância dos exercícios físicos no combate à obesidade infantil. Ele destacou a realização de esportes coletivos, que incentivam as crianças a se relacionar, além de estimular através dos exemplos. “As crianças gostam de copiar as outras”, explicou. Disse ainda que o exercício físico é um remédio, associado à nutrição, para a obesidade.

Para a aluna do primeiro semestre de Nutrição, Thaisa Prado, as palestras foram muito informativas. “A obesidade é uma doença que está se propagando e associar a nutrição com outras áreas da saúde, como a educação física, permite o sucesso do tratamento” disse. Também do primeiro semestre, Gabriela D’Ângelo considerou o tema atual. “As crianças estão comendo muitos alimentos processados e a alimentação balanceada e a atividade física fazem uma ponte para um crescimento saudável.”

Encontro
A coordenadora do Curso de Nutrição, Profa. Ma. Beatriz Aparecida Edmea Tenuta Martins, avalia que a segunda edição do Encontro de Nutrição contou com temas mais atuais, escolhidos pelos docentes. “O evento tomou mais corpo, com informação, gincanas e entretenimento. Ainda falaremos sobre banco de leite humano, lactários, a própria atuação profissional, entre outros assuntos que mexem com a atuação dos nutricionistas”, explicou.

Universidade Santo Amaro: 31/08/2018 15:08