Alunos da Universidade participam das atividades do Projeto Rondon®

Nestas férias, os alunos da Universidade Santo Amaro – Unisa participaram de mais uma atividade do Projeto Rondon®, desenvolvendo a extensão universitária. A ação aconteceu nas comunidades de Itapeva, Taquarivaí, Nova Campina, Diadema e Barra do Chapéu, que foram beneficiadas com diversos serviços na área da saúde, entre os dias 15 e 21 de julho.
    As atuações do Projeto Rondon SP ocorrem semestralmente e contam com a parceria de diversas universidades e áreas do conhecimento. A Unisa participa ativamente do movimento e foi a mais representada nas últimas edições, com maior número de alunos e professores.
    Participaram 18 alunos dos cursos de Medicina Veterinária, Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina, Psicologia, Odontologia e Medicina, além de quatro professores e três aprimorandos do Hospital Veterinário (Hovet). Em Itapeva, foram realizados os projetos "Acolhimento com Escuta Qualificada-Atenção Básica na Saúde" e "Atenção Básica em Saúde - Fortalecimento da Equipe com foco na reunião". Em Nova Campina, a participação foi nos projetos "Doenças Sexualmente Transmissíveis" e "Prevenção da Gravidez Precoce". Já em Taquarivaí, foi realizada a castração de cães e gatos para o controle populacional destas espécies.

De acordo com coordenador de Extensão da Unisa, Dr. Celso Martins Pinto, a Unisa teve grande relevância no Projeto Rondon e assumiu papel de protagonista nas propostas e atividades. “Muitas das demandas sociais, que surgem da interação contínua das instituições de ensino com as comunidades, lideranças locais e autoridades municipais, são encaminhadas ou solucionadas por meio da gestão participativa e da busca coletiva do bem social”, explica.
    Desde 2014, a Unisa já participou de atuações em cidades do interior de São Paulo, com projetos que atenderam cerca de 500 pessoas por atuação, que duram em média uma semana. “Os alunos, que se voluntariam nas férias, vivenciam situações valiosas de experimentação sobre a importância da consolidação da cidadania”, explica Dr. Celso.

Extensão

A extensão desenvolvida na Unisa está permanentemente integrada com autoridades públicas, ONGs, empresas e escolas, na prospecção de encaminhamentos paras as questões sociais. O coordenador de Extensão informa que qualquer aluno ou professor pode participar. “O convite é para todos. Se cada um contribuir de seu jeito, poderemos vislumbrar um futuro melhor para nossa sociedade, com profissionais mais humanizados e comprometidos, cumprindo seu papel social e acadêmico”, finaliza.

Universidade Santo Amaro: 16/08/2018 08:41