Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

Unisa e Doutores das Águas realizam pesquisa com ribeirinhos da Amazônia

O projeto tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida para a população ribeirinha. À frente das pesquisas está o professor do curso de medicina, biomedicina e pró-reitor de Pós-Gradução, Pesquisa e Extensão da Unisa, Marco Antonio Zonta. “A parceria com os Doutores das Águas resultará em estudos que ajudarão esclarecer os problemas locais de saúde pública nestas comunidades que não têm acesso a nenhum tipo de assistência”, explica.
 
Pela primeira vez, a comitiva teve a participação da aluna de medicina da Unisa Karina Bonilha Roque. Ela atuou na equipe médica como apoio aos profissionais em atendimento e realizou a coleta de material celular para análise. O projeto desenvolve o Programa Saúde da Mulher, cujo objetivo é a prevenção do câncer de colo uterino. As mulheres ribeirinhas receberam o atendimento médico e fizeram o exame Papanicolaou.
 
De acordo com o professor Zonta, o Programa foi mais além e realizou também o controle de lesões da cavidade oral associadas à infecção pelo Papilomavírus humano, o HPV. A pesquisa irá rastrear a incidência das doenças sexualmente transmissíveis, entre elas o HPV, principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de colo uterino.
 
Expedição
A expedição Doutores das Águas acontece anualmente, no período de cheia dos rios, quando é possível ter acesso à população ribeirinha. Ao todo, são 18 comunidades da Bacia Amazônica atendidas. A equipe é formada por médicos, odontólogos e um grupo de assistência psicossocial. O projeto conta com um barco ambulatório, equipado com consultórios, farmácia e sala de pequenas cirurgias.

Expedição aconteceu neste mês de abril, quando foram atendidas mais de 2500 pessoas das regiões dos rios Negro e Madeira

Universidade Santo Amaro: 23/04/2018 17:02
Compartilhar:
  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin