Unisa promove primeiro Simpósio Internacional de Ciências Humanas

A representação da mulher nas telenovelas mexicanas e brasileiras foi tema da palestra de abertura do I Simpósio Internacional “As ciências humanas e o conhecimento interdisciplinar” promovido no Campus II da Universidade Santo Amaro (Unisa), na quarta-feira, dia 16. Doutora em Linguística, Literatura e Ciência da Comunicação em universidades da França, a professora Roselis Batista fez um paralelo entre Estereotipia e Modernidade das personagens na dramaturgia.

De acordo com Roselis Batista, sua tese de doutorado, tema da palestra, foi elaborada durante sete anos. A professora mostrou aspectos da linguagem desde a origem das telenovelas, os teatros de melodrama e os romances de folhetim. Ela citou ainda que, estas formas de entretenimento têm como público as classes populares, apesar de ter penetração “transclassista” e que considerava, inicialmente, um perfil “ingênuo, infantil e que acreditava na justiça”.

Simpósio
    A abertura do evento contou com as boas-vindas do Pró-Reitor de Graduação da Unisa, Eduardo Batman Júnior; do Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Marco Antônio Zonta; e do Coordenador do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Álvaro Cardoso Gomes.

Também foram realizadas palestras sobre o genocídio no Congo, com o professor da Unisa Antônio Jackson de Souza Brandão, e sobre saúde corporalidade e doença entre os índios, com a professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Priscila Enrique de Oliveira.

Prestes a completar seu cinquentenário, a história da Unisa foi tema de palestras com os professores Luiz Antônio Dias e Rafael Lopes de Sousa sobre o surgimento do bairro de Santo Amaro e da expansão e impacto social após a fundamentação da Unisa na região.

“O Mestrado Interdisciplinar possibilita que as diversas áreas do conhecimento se encontrem e que dá a oportunidade novamente para a ampliação dos estudos, inclusive para aqueles alunos egressos da Instituição”, disse o Prof. Rafael Lopes de Sousa.

O período da tarde foi destinado para as apresentações das produções científicas dos docentes e discentes, em quatro grupos diferentes de trabalho.

Universidade Santo Amaro: 21/05/2018 16:13