Qual é a diferença entre nota do Enem e média do Enem para os candidatos?

Logo que o resultado do Enem é divulgado, todo mundo fica ansioso para ver se com o desempenho alcançado vai ser suficiente para atingir os objetivos pretendido.

O que muita gente não sabe é que existe uma diferença entre nota do Enem e média do Enem que pode influenciar nas escolhas e nas decisões tomadas.

Diferença entre nota do Enem e média do Enem

O que é nota do Enem
    Quem faz o Enem recebe cinco notas na prova, ou seja, uma para cada área do conhecimento:
    Ciências da Natureza
    Ciências Humanas
    Linguagens
    Redação

Somente o Inep (órgão responsável pela aplicação da prova) consegue fazer o cálculo dessas notas. A metodologia de correção utilizada nas quatro áreas do conhecimento com as provas objetivas é a da TRI (Teoria de Resposta ao Item), um método que basicamente busca verificar o conhecimento do candidato e evitar os famosos chutes.

A redação segue uma linha de correção diferente, com dois professores avaliando inicialmente os textos ou até mesmo mais pessoas se as notas dadas forem muito diferentes. Ao todo, cinco competências (valendo de 0 a 200) são consideradas.

Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto
    dissertativo-argumentativo em prosa.
    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos.

O que é média do Enem
    O que acaba gerando muito dúvida nas pessoas é como calcular a média do Enem. Nesse caso, é possível que você consiga estimar alguns cálculos.

A média simples do Enem é calculada somando as notas das cinco provas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática, Linguagens e Redação) e dividindo por cinco.

O cálculo pode ser mais complexo (mas nada muito difícil, fique tranquilo) quando são colocados pesos para cada uma das provas do Enem, de acordo com o que for estabelecido pela instituição de ensino superior. Desta forma, a média será obtida somando as cinco notas e dividindo-as com os seus respectivos pesos.

Se você ainda está achando um pouco difícil, utilize o Simulador de Notas do Quero Bolsa, para ter uma ideia melhor da sua nota.

Fonte: Quero Bolsa

Universidade Santo Amaro: 18/01/2019 16:30