Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

    Confira 6 dicas para criar um planejamento profissional e ter crescimento em 2021

    Sabe aquele conceito de “deixar as coisas acontecerem naturalmente”? Então, esqueça-o para 2021, pois ele não é a melhor estratégia para garantir seu crescimento na área profissional. Planejamento é a palavra-chave!

    Os especialistas são unânimes em afirmar que quanto mais detalhado for o seu planejamento, melhores, e mais assertivas, serão as suas ações para atingir o seu alvo.

    “Ao considerar a definição de empregabilidade como a capacidade de se manter e se adaptar às novas demandas do mercado de trabalho, a necessidade dos jovens que estão no processo de formação fica muito mais evidente em relação às competências técnicas e comportamentais, uma vez que no ambiente corporativo destaca-se aquele que tenha habilidades desenvolvidas e sabe onde quer chegar em sua trajetória profissional”, afirma a coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas e Liderança da Universidade Santo Amaro, professora ma. Angela Divina de Oliveira.

    De acordo com o portal de conteúdo da VAGAS.com, há seis passos essenciais para qualquer profissional desenvolver um planejamento de carreira de sucesso. Confira a seguir:

    1. Estude o cenário
    Entender o contexto atual é importante para saber quais competências serão valorizadas. Lembre-se que um bom profissional não é composto apenas de conhecimento técnico.

    2. Defina objetivos
    Como conquistar um objetivo sem saber qual é ele? Trace um plano a curto, médio e longo prazo e mantenha-se firme na direção.

    3. Planejamento é essencial
    Objetivos definidos? Excelente! Agora crie um cronograma do que você precisa para chegar até eles. Exemplo: ingressar na facul, fazer uma segunda graduação? Iniciar uma pós-graduação? Pense, anote e realize.

    4. Considere as suas motivações
    É importante que você saiba quais são as razões de querer tais objetivos, pois irá te motivar.

    5. Faça uma autoavaliação
    Essa questão precisa de sinceridade: quais são os pontos fortes que você possui? O que precisa mudar ou aperfeiçoar para conquistar seu objetivo? Ter mindset de crescimento é preponderante para uma autocrítica.

    6. Comemore os avanços
    Neste processo, é importante comemorar as pequenas vitórias, aprender com as derrotas e atualizar o planejamento com base nas experiências adquiridas ao longo do caminho.

    Universidade Santo Amaro: 15/12/2020 15:02
    Compartilhar:
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin