Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

    Bem-estar e saúde mental ganham destaque no meio profissional após pandemia

    Antigamente, havia a ilusão de que o único benefício a ser considerado em uma oferta de emprego era o retorno financeiro. Contudo, os anos passaram, as coisas mudaram. Hoje, além do salário, os profissionais estão em busca de algo a mais: bem-estar e saúde mental no ambiente de trabalho.

    Esse conceito de “life style” ganhou ainda mais força após o início da pandemia: ela mesma, a crise mundial que nos rodeia e está presente em todas as rodas de conversa.

    O coronavírus trouxe ao cotidiano reflexões necessárias para o estilo de vida que a sociedade, de forma geral, estava habituada a vivenciar: educação dos filhos em casa; liderança no ambiente corporativo; melhores condições de trabalho; permanência do home office e até sobre a felicidade.

    Dentro dessa perspectiva, o Banco BV implementou 38 iniciativas para falar sobre felicidade e bem-estar. De acordo com a diretora de pessoas e cultura, Ana Paula Tarcia, as empresas que não iniciarem ações para proporcionar bem-estar aos seus colaboradores “não serão competitivas, em termos de atração dos melhores talentos e para redução de turnover”.

    E o bem-estar não está ligado somente à um questão pessoal. De acordo com Ana Paula, um ambiente de trabalho positivo “aumenta o engajamento e, por consequência, se traduz em produtividade”.

    E foi pensando nesse assunto, na relevância que ele traz para o profissional, que o Unisacast trouxe o psicólogo Luiz Claudio Bido para falar sobre saúde mental e qualidade de vida no trabalho.

    A saúde mental foi posta à prova durante a pandemia e muitos profissionais tornaram-se insatisfeitos com suas funções e, até mesmo, com o ambiente de trabalho. Diante disso, a recomendação do psicólogo é buscar uma comunicação com o gestor e deixar de ser passivo frete às dificuldades. “A gente precisa entender que o trabalho também deve ser uma fonte de prazer”.

    Ele ainda elenca três dicas para que o profissional conquiste uma qualidade de vida efetiva. Para ouvir, basta clicar aqui e dar o play!

    Um outro fator que colabora muito para manter um ambiente saudável no trabalho é continuar se desenvolvendo. Um profissional cada vez mais capacitado terá mais condições, e segurança, para agir com precisão quando houver adversidades. Para isso, invista em uma graduação ou pós-graduação na Unisa. Faça desse momento de pandemia a situação ideal para o seu crescimento.

    Universidade Santo Amaro: 15/03/2021 16:10
    Compartilhar:
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin