Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

    Confira o que aconteceu no III Simpósio Internacional de Estudos Interdisciplinares

    Nos dias 26 e 27 de maio, a Universidade Santo Amaro – Unisa promoveu o III Simpósio Internacional de Estudos Interdisciplinares (SIEI), “Percepções do tempo nas Ciências Humanas: perspectivas interdisciplinares” do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas.

    Foram dois dias intensos, de muitas problematizações norteadas pela Interdisciplinaridade e com o tempo como objeto de estudo. Esses aspectos não podem ser dissociados do conhecimento nas Ciências Humanas, pois constituem-se como bases da concepção de sujeito.

    Nas reflexões propostas pelos palestrantes e nos Grupos de Trabalho, o tempo foi compreendido em suas múltiplas perspectivas: como duração relativa das coisas, que cria no ser humano a ideia de presente, passado e futuro; como período contínuo e indefinido no qual os eventos sucedem-se; como período específico, segundo quem fala, de quem se fala ou sobre quem se fala; como dimensão física que permite identificar dois eventos os quais, caso contrário, seriam idênticos e ocorreriam no mesmo ponto do espaço.

    O tempo também foi explorado como o fio condutor da memória, a qual retém o passado e costura nossas provisórias identidades em um tecido irregular e multidimensional, capaz de se dobrar e é permeável a mudanças e/ou redimensionamentos. 

    Clique aqui e confira um vídeo completo com a cobertura do evento.

    Clique aqui para saber mais sobre o evento.

    Agradecemos a presença de todos! 

    Universidade Santo Amaro: 07/06/2021 12:12
    Compartilhar:
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin