Você está em:

A UNISA / Institucional/Notícias
Notícias

    Currículo e entrevista de emprego: conquiste a vaga dos seus sonhos

    O currículo é a primeira impressão que o recrutador tem de você como profissional, o primeiro passo para conquistar o emprego dos sonhos. Ele deve apresentar – de forma clara e objetiva –, suas principais qualificações, habilidades e experiências no mercado de trabalho, por isso, precisa ser bem elaborado e escrito, retratar a realidade e corresponder de maneira sincera às suas conquistas pessoais.

    Convidamos a Prof.ª Ângela Divina de Oliveira, Coordenadora do MBA em Gestão de Pessoas e Liderança da Unisa, para dar dicas práticas de como montar um currículo perfeito; sobre o que fazer e como se portar em uma entrevista de emprego, bem como se preparar para as realizadas por videoconferência, prática comum durante a pandemia.

    Com relação ao currículo, atente-se às seguintes dicas:

    • Não ultrapasse 2 páginas.
    • Não informe a pretensão salarial, só o faça no caso de a vaga/empresa exigir.
    • Salve o arquivo em PDF com seu nome completo e área de atuação ou cargo pretendido.
    • Os melhores recrutadores mencionam que um bom currículo deve ser simples, direto e objetivo.
    • Antes de finalizar/enviar o CV, leia a descrição da vaga e confira se você atende às exigências. Se preencher no mínimo 70% do que é solicitado, significa que está apto para concorrer. Caso contrário, evite distribuir o currículo para todo mundo e para qualquer vaga como se estivesse panfletando.
    • Atente-se à escrita na hora de preencher suas informações: erros gramaticais podem fazer com que perca sua vaga. Leia o que escreveu e, se possível, peça para alguém revisar.
    • Não existe o currículo ideal, cada recrutador olha de maneira diferente para as informações, por isso, a dica é: estruture/edite o CV de acordo com o perfil da vaga que pretende concorrer. 
    • Muita atenção: jamais invente informações, a verdade deve sempre prevalecer. 

    Clique aqui e confira um modelo de CV que segue as orientações da coordenadora.  

    Na jornada da busca pela vaga do emprego dos seus sonhos, a entrevista é o segundo passo. Não adianta chamar a atenção do recrutador com o melhor currículo e não se sair bem na conversa cara a cara (mesmo que seja de modo virtual), não é mesmo?

    Confira a seguir, dicas para mandar bem na entrevista.

    INFORMAÇÕES

    Se a empresa pesquisou sobre você, agora é a sua vez de buscar informações sobre ela.

    Visite o site, pesquise a história, visão e valores da companhia; leia matérias publicadas sobre onde vai realizar sua entrevista. Também é interessante conhecer o que o público acha da organização, então procure por depoimentos de clientes e/ou colaboradores.

    Caso não tenha experiência profissional, pesquise sobre as atribuições do cargo, isto é, as atividades/tarefas que precisa desempenhar na vaga para a qual está se candidatando.  

    PREPARE-SE COM ANTECEDÊNCIA

    Munido das informações, é hora de planejar.

    Analise a distância de sua residência para a empresa, defina o meio de transporte e o tempo que leva para fazer esse percurso. Prepare uma pasta com os documentos necessários, incluindo uma cópia do currículo impressa. Certifique-se de que está levando uma caneta e um bloco para anotações.

    EVITE AS SEGUINTES VESTIMENTAS:

    Meninas: decotes, minissaias, jeans rasgados, blusa com barriga de fora, maquiagem muito carregada. 

    Meninos: tênis sujo, calças despojadas, bermudas, jeans rasgados, regatas, maquiagem muito carregada.

    Considere que a roupa faz parte da mensagem que transmitimos ao próximo. Até as cores provocam sensações no nosso cérebro, portanto, o que estiver vestindo pode impactar a percepção do recrutador. Use o bom senso, e se possível, opte por tons neutros. Se quiser usar tons fortes, procure mesclar com cores básicas.  

    AGORA É A HORA

    Procure responder as perguntas com sinceridade, clareza e objetividade. Não entendeu uma questão? Peça com educação para que ela seja repetida.

    Aliás, essa atitude é considerada positiva pelo recrutador, pois mostra que você está sempre em busca de informações. Tenha foco e mantenha o contato visual com o entrevistador.

    Proibido: mascar chiclete durante a entrevista e deixar o celular ligado. Certifique-se que, ao entrar na sala, o aparelho esteja desligado ou no modo silencioso.  

    PARTICIPE DA ENTREVISTA

    Lembre-se: a entrevista pode e deve ter a sua participação, ou seja, faça perguntas e demonstre interesse.

    Prepare uma lista do que considera importante saber sobre o cargo, a empresa e os benefícios.

    Só tome cuidado com o momento de introduzir as perguntas, faça de modo que tenha aderência com a linha de indagação do recrutador.

    Por exemplo: se perguntou sobre sua experiência, esse é o momento indicado para indagar sobre as atribuições do cargo. 

    Durante a pandemia, grande parte das entrevistas ocorre por meio de alguma ferramenta de videoconferência. Apesar da aparente facilidade em conversar usando um celular ou computador, é necessária a atenção em relação a algumas questões:

    • Pontualidade é um ponto chave em ambas as modalidades, mas nas videoconferências existe um fator técnico importante: acesse a plataforma ou o link da entrevista com antecedência e faça um teste rápido para ver se tudo está funcionando direitinho.
    • Encontre um local adequado: procure ambientes neutros, silenciosos, com boa iluminação e ventilação.
    • Na hora da entrevista, avise os familiares ou quem mora com você. Assim, evita a circulação de pessoas e de animais de estimação no local. Isso pode tirar sua atenção e a do recrutador.
    • O comprometimento continua: não se arrume apenas da cintura para cima mas sim como se estivesse em uma entrevista presencial. Além de comprometimento, isso lhe dará mais confiança.

    “De resto, mantenha a calma e controle a respiração. Esse é o seu momento!”, finaliza a coordenadora.

    Quer saber mais?

    Em parceria com a Extensão Universitária, a Unisa convidou três especialistas, incluindo a Prof.ª Ângela Divina de Oliveira, para ministrar oficinas virtuais gratuitas sobre o universo do mercado de trabalho. Clique aqui e confira mais informações.

    Além disso, no Unisacast, podcast da IES, você encontra bate-papos descontraídos e informativos sobre diversos assuntos. Já ouviu hoje?

    Universidade Santo Amaro: 28/05/2021 17:42
    Compartilhar:
    • Facebook
    • Twitter
    • Linkedin