Seja um profissional do futuro: as possíveis profissões da próxima década

Com base em macrotendências atuais, um relatório de abril de 2021 do Center for the Future of Work, comandado pela Cognizant Technology Solutions — empresa de tecnologia da informação, revelou quais são as possíveis profissões da próxima década.

Selecionamos cinco delas e, com base nas descrições informadas no relatório, indicamos alguns cursos da Universidade Santo Amaro – Unisa ideais para você se preparar. Vamos lá? Embarque nesta jornada rumo ao futuro!

Profissão: Construtor de jornadas de realidade aumentada (o profissional participa de todas as etapas de construção de realidade aumentada).

Curso: Engenharia de Software

Justificativa: O aluno tem formação em Ciência da Computação, Matemática e Produção, visando a criação de sistemas de software de alta qualidade. Além disso, a matriz curricular engloba a disciplina de Desenvolvimento de Jogos Digitais.

Profissão: Técnico de saúde assistido por inteligência artificial (cuidar de pacientes utilizando tecnologia — a telemedicina é um exemplo)

Curso: Enfermagem

Justificativa: O aluno tem comprometimento consigo como pessoa; com o desenvolvimento constante da profissão; com a melhoria permanente da assistência de saúde da população; e os preceitos ético-profissionais emanados pelos órgãos reguladores do exercício da enfermagem.

A Unisa conta com um complexo de laboratórios multidisciplinares e instalações específicas que contêm equipamentos de alta tecnologia para o desenvolvimento de atividades práticas.

Profissão: Diretor de portfólio genômico (trabalha diretamente com produtos biotecnológicos)

Curso: Biomedicina

Justificativa: O aluno trabalha com atividades de pesquisa e análise de qualquer material biológico que possa ser analisado em laboratório.

No Unisa Research Center (URC), um conjunto de laboratórios especializados. Também temos o Laboratory of Molecular and Cellular Biology (LMCBio), voltado para desenvolvimento de pesquisa genômica, proteômica e cultura celular, contemplando equipamentos de ponta e projetos voltados as áreas básicas e aplicadas da saúde.

Profissão: Detetive de dados (investiga questionamentos em Big Data)

Curso: Engenharia Mecatrônica

Justificativa: O aluno trabalha com projetos direcionados à Indústria 4.0. Além disso, a matriz curricular engloba as disciplinas de Big Data e Data Science; Geometria Analítica e Álgebra Linear; Cálculo Numérico e muito mais.

Profissão: Walker/Talker (profissional que, com o auxílio de uma ferramenta online, escuta e conversa com idosos)

Curso: Psicologia

Justificativa: O aluno estuda para compreender o comportamento humano e cuidar do bem-estar psicológico das pessoas.

A Unisa conta com uma infraestrutura laboratorial moderna e atualizada para aulas práticas, incluindo um Serviço-Escola de Psicologia que oferece atendimento clínico à comunidade.

Quer saber mais? No Unisacast, podcast da IES, você encontra bate-papos descontraídos e informativos sobre diversos assuntos. Hoje recomendamos o tema “O futuro do mercado de trabalho”. Já ouviu?

Fonte: Guia do Estudante

Universidade Santo Amaro: 10/06/2021 16:54