Você está em:

A UNISA / Unisa Portas Abertas /  Ação Realizada
Ação Realizada

SENSIBILIZAÇÃO E APROXIMAÇÃO

Comunicação aos professores responsáveis pelo Apoio Pedagógico das três Diretorias Regionais de Ensino que aderiram ao Universidade Portas Abertas, reforçando os objetivos do projeto, esclarecendo dúvidas, funcionamento do site, processo de inscrição nas atividades, solicitação de visita à escola e envio do calendário de cursos para divulgação. 

Reuniões presenciais com a equipe técnica de Apoio Pedagógico das Diretorias de Ensino para, conforme a demanda apresentada por ela, elaborar os cursos “Cor e Composição” e “Expressão Artística” destinados aos professores da Educação Básica das Diretorias de Ensino mencionadas. Todas documentações dos cursos oferecidos aos docentes da rede foram organizadas em acordo com as normas da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tendo em vista a evolução funcional do professorado.


Visita às escolas: Solicitou-se às Diretorias de Ensino a permissão para visitar as escolas com a finalidade de divulgar o Projeto, realizando palestras para professores e alunos. 

Realização de palestras: Por solicitação das Diretorias de Ensino, professores da Unisa proferiram palestras sobre o “Estatuto da Criança e do Adolescente”.

Realização da atividade “Cine Debate”, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, cujo objetivo foi, a partir da a apresentação do filme “The Post – A Guerra Secreta” a 80 participantes da Unisa e Secretaria, promover um debate interdisciplinar e desenvolver o pensamento crítico-reflexivo, a educação, cultura e inovação.

Realização da 2ª. Mostra de Práticas Pedagógicas, com a realização de 12 oficinas, apresentação de filmes com o público estimado de 150 pessoas, entre professores e alunos.

Participação no Comitê Regional de Educação: A convite da Diretoria Regional de Educação de Santo Amaro, a Unisa participou da reunião de preparação e elaboração do relatório sobre as metas do Plano Municipal de Educação. Nesta reunião, o grupo refletiu sobre as metas de ensino 4 – “Valorização Profissional do Magistério” e 11 “Expansões do Ensino Superior”, as quais estabeleceram um conjunto de estratégias voltadas a jornadas de trabalho dos professores como também a formação e planejamento, instituindo a meta de formação inicial e a regulamentação de participação dos profissionais em cursos de pós-graduação Lato e Stricto Sensu. Nessa ocasião a Coordenação do Projeto Universidade Portas Abertas teve a oportunidade de ressaltar a responsabilidade das instituições de ensino superior em relação à valorização profissional e a formação continuada dos professores da rede municipal e estadual de educação.

Realização de palestra “Profissões que movem o futuro”, direcionada aos estudantes do Ensino Médio das escolas parceiras.








Participação no evento de “Formação de vice-diretores da Rede Estadual”,
organizado pela Diretoria Regional de Educação, nas dependências da Unisa, onde foi aberto um espaço para a divulgação e esclarecimento de dúvidas em relação ao Projeto Universidade Portas Abertas, ressaltando a importância do mesmo na promoção da melhoria da qualidade da educação. Oferta durante o evento do Curso “Cor e Composição”, pelos professores do Curso de Arquitetura da Unisa.