Você está em:

CURSOS / Graduação / A Distância / Ciências Humanas e Sociais /  Serviço Social
Serviço Social

Coordenador(a) : Prof. Me. Emanuel Jones Xavier Freitas

A graduação em Serviço Social a distância da Unisa é reconhecida como um dos cursos mais tradicionais da área em São Paulo. O corpo docente qualificado e infraestrutura completa, com laboratórios, biblioteca e atividades de campo, são os diferenciais responsáveis por formar assistentes sociais altamente capacitados para o mercado de trabalho.

Tendo como principal objetivo formar profissionais comprometidos com a realidade brasileira no tocante à justiça e o combate à desigualdade social no país, o curso possui um projeto pedagógico consolidado que promove uma compreensão ampla da estrutura social brasileira.

A sua proposta viabiliza aos alunos o conhecimento necessário para serem capazes de intervir crítica e eficazmente na realidade do país, pois promove uma formação alinhada com as discussões do ponto de vista das políticas públicas nas mais diversas áreas, atribuindo significativo diferencial à carreira, na medida em que fomenta estratégias didáticas inovadoras.

O curso de Serviço Social é ofertado nas duas metodologias:

• Com encontros presenciais uma vez por semana no polo;
• 100% web, com aulas via Internet.

Em ambas as modalidades é obrigatório comparecimento ao polo para as atividades presenciais obrigatórias (Provas e Supervisão Acadêmica de Estágio Curricular).

Como funciona o Estágio Curricular Obrigatório (a partir do 12º módulo do curso)?
Semanalmente, o aluno deverá comparecer ao polo para a Supervisão Acadêmica de Estágio, sob supervisão de um assistente social (Supervisor Acadêmico).

O aluno irá realizar presencialmente o estágio curricular obrigatório para o curso de Serviço Social, em um campo de estágio a sua escolha, sob supervisão de um assistente social no campo de estágio (Supervisor de Campo), em dias e horários diferentes do encontro semanal de supervisão acadêmica.

Aprendizado prático
O curso possui diversas atividades para correlacionar teoria e prática. Entre os diferenciais estão as ações realizadas por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) da Unisa. Neste espaço, ocorre a avaliação socioeconômica de todas as solicitações de atendimento apresentadas a este serviço. Realiza-se, de igual forma, atendimentos sociais nas mais diversas situações de privação ou violação de direitos sociais, orientações quanto aos benefícios sociais e intervenções em diferentes tipos de intercorrências por meio de equipe formada por professores e alunos do curso de Serviço Social.

A universidade também desenvolve atividades de aprendizagem a partir de experiências práticas por meio de diferentes projetos de extensão universitária. Experiências que potencializam o aprendizado em sala de aula e também dos conteúdos disponibilizados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Mercado de trabalho
A demanda por assistentes sociais tem crescido no Brasil, principalmente em virtude da terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs, sobretudo em cidades grandes. As principais áreas de atuação são: assistência a pacientes e familiares em unidades básicas de saúde, ambulatórios especializados e hospitais, previdência social, trabalho técnico social em políticas de habitação, apoio educacional em escolas e creches, assistência a crianças e adolescentes em varas de justiça e em conselhos de direitos, elaboração e coordenação de projetos em organizações sociais de diversas áreas, gestão de políticas e programas sociais em órgãos de governo, promoção de qualidade de vida, segurança do trabalho e gestão de recursos humanos em empresas públicas e privadas.

Metodologia
O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, webconferências, chat com tutores, estudo de casos e muito mais.

Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com professores, tutores e colegas de sala.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo que ocorrem para a realização de provas, ou se houver atividades práticas previstas, mediante uma agenda pré-estabelecida.

Avaliações presenciais no Polo:
A Avaliação Global (AVG) ocorre ao final de cada módulo, presencialmente no polo, quarta-feira (conforme dia escolhido no processo seletivo), das 19h30 às 22h50. As avaliações substitutivas, de disciplinas em regime de dependência e adaptação, podem ocorrer em dias diferentes, informados previamente, conforme a grade do curso.