Você está em:

CURSOS / Graduação / Presencial / Biológicas e da Saúde /  Biomedicina
Biomedicina

Coordenador(a) : Prof. Dr. Marco Antonio Zonta

Tradição e qualidade destacam o curso de Biomedicina da UNISA, que foi a segunda instituição a aderí-lo - entre as instituições de ensino superior (IES) privadas - na cidade de São Paulo.
Suas primeiras aulas tiveram início em 1972 e esta trajetória reflete em excelentes resultados a cada ano. Em 2014, em especial, o curso alcançou a nota máxima – 5 – no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Além disso, foi consagrado como o melhor da capital paulista - entre IES particulares - ocupando a primeira colocação do Ranking Universitário Folha (RUF), produzido pelo jornal Folha de S. Paulo. Sua qualidade acadêmica é atestada também pelo Guia do Estudante. 
São diferenciais como a constante evolução em suprir a necessidade da docência e pesquisa na área da saúde e seu perfil moderno, que agrega conceitos teóricos e práticos por meio de estudos baseados em problemas, que tornam o curso renomado na formação de profissionais preparados para trabalhar nos locais de ponta em ensino, pesquisa e diagnóstico, no país e no exterior. Toda essa experiência o fortalece como sendo uma das referências de ensino superior.
Além disso, o curso conta com locais de excelência para realização de projetos de iniciação científica e pesquisa nas diversas áreas da saúde, centros de pesquisa importantes - como Unifesp, ICB-USP, Faculdade de Medicina – USP, Colsan, Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) - , além de programas internos de auxílio à pesquisa propostos por docentes titulados vinculados às disciplinas.

O aprendizado prático é constante
O aluno UNISA tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades no Laboratório de Análises Clínicas (Lab UNISA). Recentemente modernizado, o espaço tem como principal objetivo a prestação de serviços à comunidade, em parceria com o Hospital Escola Wladimir Arruda – HEWA, localizado dentro do Campus. Desta forma, os estágios podem ser desenvolvidos internamente ou vinculados às instituições renomadas parceiras.
Entre as diversas áreas que a UNISA dispõe ao aluno para vivenciar situações reais de aprendizado, há também o laboratório multidisciplinar, estruturado em setores como hematologia clínica, parasitologia clínica, bioquímica clínica, microbiologia clínica, patologia, citologia e biologia molecular. Serve ainda como simulador das atividades profissionais e preza pela interdisciplinaridade.
Outras ações importantes para o desenvolvimento do estudante são a Semana de Biomedicina - realizada anualmente com a participação de profissionais da área e ex-alunos - e diversas visitas técnicas e atividades que envolvem a população, como atividades de pesquisa de parasitas intestinais e coleta de exame de prevenção de câncer de colo uterino. 

Mercado de Trabalho
Ao se formar em Biomedicina na UNISA, o profissional poderá atuar na área de diagnóstico, bem como na gestão de empresas de saúde e científicas, produção de equipamentos, medicamentos, vacinas, controle de qualidade interno e externo de laboratórios, programas públicos de saúde, gestão de campanhas e prevenção. Ainda é possível trabalhar em gestão administrativa e técnica de centros de diagnósticos e atuação em hospitais e secretarias de saúde municipais e estaduais. Para quem tiver interesse, os órgãos como a ANVISA e Ministério da Saúde completam o leque de opções ao estudante.
Além disso, na profissão, destaca-se a área de pesquisa de ponta, abrangendo os mais variados segmentos de saúde, como doenças infecciosas, câncer, desenvolvimento tecnológico e na indústria de alimentos e medicamentos.