Você está em:

CURSOS / Graduação / Presencial / Biológicas e da Saúde /  Odontologia
Odontologia

Coordenador(a) : Prof. Dr. José Antonio Silveira Neves

Tradição e qualidade são destaques marcantes do curso de Odontologia da UNISA, pois ele foi o primeiro instalado na cidade de São Paulo, entre as instituições de ensino superior (IES) privadas, em 1976. 

Esta trajetória reflete em excelentes resultados a cada ano. Em 2014, em especial, o curso foi consagrado como um dos melhores da capital paulista, entre IES particulares, ocupando a quinta colocação do Ranking Universitário Folha (RUF), produzido pelo jornal Folha de S. Paulo. Sua qualidade acadêmica é atestada também pelo Guia do Estudante. 

O reconhecimento está atrelado à qualidade do corpo docente, ao elevado nível científico e a apresentação das atuais e renovadas potencialidades tecnológicas, que propiciam aos alunos uma formação diferenciada e em sintonia com as tendências do mercado.

O principal objetivo do curso é a formação dos estudantes não apenas para o atendimento clínico em consultórios particulares, mas em outras instituições, sejam públicas ou privadas, como integrantes da equipe de saúde, aptos a dirigir ações que visem satisfazer as necessidades da população e da defesa dos princípios das políticas públicas de saúde e ambientais. Com os conhecimentos adquiridos por meio de diversas dinâmicas utilizadas nas atividades teóricas e prático-laboratoriais, o aluno desenvolve uma visão humanística, se tornando um profissional de alto nível para atuação na área. 

Aprendizado prático
Outro grande diferencial do curso de Odontologia na UNISA é a inserção precoce do estudante em situações reais de trabalho com a promoção de atividades clínicas, a partir do segundo semestre da graduação. Para tanto, a Universidade possui vasta infraestrutura, com laboratórios multidisciplinares e específicos, além de duas clínicas, dispondo ambas de 101 boxes para o atendimento simultâneo de pacientes.

O aluno tem outras oportunidades para colocar o aprendizado em prática. São realizadas ações para prepará-lo por meio do exercício de atividades de planejamento e execução de eventos científicos, como a Semana Piloto de Odontologia Preventiva (POP) e o Congresso Odontológico, eventos promovidos anualmente na instituição. 

Mercado de trabalho
Ao se formar, o profissional terá amplas possibilidades de atuação, pois estará capacitado para praticar todos os atos pertinentes à área, junto aos ciclos de vida: crianças, adultos e idosos, com ou sem necessidades especiais, em diferentes níveis de complexidade. 

A formação ainda proporciona a futura participação em equipe de saúde multiprofissional, em nível administrativo e operacional, na organização de serviços, planejamento, execução e avaliação de sistemas de saúde, dirigida a grupos populacionais. Na interação com profissionais de outras áreas, o graduado estará habilitado para o gerenciamento em diferentes setores e níveis de administração em saúde pública e em ações de vigilância sanitária e epidemiológica. Confira mais oportunidades de atuação:

  • Cirurgião-dentista, no atendimento e orientação aos pacientes;
  • Rede Pública de Saúde, integrando aos Serviços de Saúde Bucal do Sistema Único de Saúde (SUS);
  • Especialista nas diversas áreas de atuação reconhecidas como especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia, mediante cursos de pós-graduação e aperfeiçoamento necessários;
  • Exercer atividade de ensino e pesquisa em universidades públicas, por meio de concurso ou contratação, após concluir Mestrado ou Doutorado;
  • Entre outros.