Você está em:

CURSOS / Graduação / Presencial / Biológicas e da Saúde /  Psicologia
Psicologia

Coordenador(a) : Profa. Dra. Jumara Silvia Van de Velde

O Curso de Psicologia da Universidade Santo Amaro - Unisa está em sintonia com as transformações da profissão. Desde 1974 tem participação ativa neste processo e seu atual currículo reflete as direções para as transformações da profissão no Brasil.

A Psicologia é uma ciência em construção e é também uma profissão regulamentada, Lei 4119, promulgada em 27 de agosto de 1962.

O curso de Psicologia da Unisa, em seus espaços de disciplinas, em suas pesquisas na Graduação e Pós-Graduação, nas publicações, participações e práticas profissionais de seus professores e nos estágios oferecidos aos alunos tem sido reconhecido por oferecer prática profissional e o conhecimento científico voltados para a construção de condições éticas e dignas de vida em nossa sociedade.

A busca contínua de excelência e responsabilidade social motiva a revisão curricular e exige que a relação da teoria e prática seja pensada como estratégia, fundamental, para uma formação flexível. Ao mesmo tempo é esta relação que fará com que a Psicologia reinvente as suas práticas ou se reveja enquanto conhecimento.

Áreas de atuação
O curso capacita o profissional para a intervenção em instituições e situações diversas, tais como: instituições educacionais (escolas, creches, entidades sócio-educativas etc.), instituições de saúde e/ou saúde mental (hospitais, centros de saúde, ambulatórios de saúde mental, hospitais-dia, clínicas psicológicas etc.) e ainda intervenções em qualquer instituição, na perspectiva das condições e relações de trabalho. Desenvolve, para isto, habilidades para o diagnóstico, o tratamento clínico, assessoria, consultoria, orientação e planejamento.

O momento privilegiado desta habilitação são os estágios supervisionados, obrigatórios, e dividem-se em básicos e específicos. Ao final do curso o aluno faz sua opção não Ênfases Curriculares, preconizadas pela Diretriz Curricular Nacional de Psicologia, (RESOLUÇÃO Nº 5, DE 15 DE MARÇO DE 2011). Além disto, no decorrer do curso, o estudante pode desenvolver trabalhos de pesquisa e de iniciação científica, com diversidade de abordagens, metodologias e temas. 

Atividades de formação
As modalidades de atividades teóricas, práticas, complementares, estágios e trabalho de conclusão de curso destinam-se a promover a integração entre as diversas atividades realizadas pelo estudante, organizadas por semestralidade.

Este conjunto de modalidades serão um espaço para que, coletivamente, professores e estudantes programem diferentes ações que possam incorporar, desde os aspectos do aprendizado promovido nas disciplinas regulares, até aspectos do aprendizado oriundos de outras atividades (Iniciação Científica, Monitoria, participação em Congressos, realização de outros cursos, etc.).

Para que o aluno tenha mais contato com a realidade profissional que o espera, o curso de Psicologia da Unisa conta com o serviço Escola de Psicologia, com capacidade para atender à formação e prática dos estudantes, durante os dez semestres do curso.

O curso conta com

  • Serviço-Escola. Clínica de Psicologia com atendimento à comunidade. São promovidas atividades práticas de avaliação e intervenção. Os alunos contam, ainda, com convênios no Hospital Geral do Grajaú e diversas escolas e organizações empresariais e não-governamentais; 

  • Laboratório de Informática para as aulas de Psicologia Experimental e Análise do Comportamento;

  • Espaços, no Campus I - Interlagos, com quadras poliesportivas e piscina semiolímpica, para atuação em Psicologia do Esporte.


Mercado de trabalho
São inúmeras as áreas de atuação do Psicólogo, que poderá direcionar sua carreira à Psicologia Clínica, da Saúde (hospitalar, clínicas e centros de saúde), Educacional e Escolar, Jurídica e Forense, Organizacional e Empresarial, Esportiva, além de poder, também, construir uma carreira acadêmica.