Você está em:

CURSOS / Graduação / Presencial / Ciências Exatas /  Engenharia Civil
Engenharia Civil

Coordenador(a) : Prof. Me. Priscila Maria Santiago Pereira


O curso de Engenharia Civil a distância da UNISA forma profissionais generalistas, com base científica e conhecimentos amplos e abrangentes. Isto porque os alunos adquirem capacidade para a concepção, planejamento, projeto, execução, avaliação e manutenção de edificações e de obras de infraestrutura, considerando os aspectos humanos e sociais, econômicos, materiais, energéticos, tecnológicos e ambientais.

O curso é estruturado para que o aluno desenvolva, além de competências técnicas, atitudes e comportamentos e valores que permitam interação de forma sustentável com o meio em que vive. Com conteúdos consistentes, aliados ao corpo docente altamente qualificado, os estudantes ainda são incentivados pelo espírito criativo, investigativo e humanístico.

Todo o conteúdo aprendido em sala de aula é colocado em prática por meio de diversas ações realizadas em laboratórios específicos, que possuem infraestrutura moderna e completa, inclusive nas semanas de estudos, seminários e demais eventos promovidos pelo curso.

Os estudantes são estimulados a aplicar práticas multidisciplinares para a solução de problemas e desenvolvimento de competências para:

  • Supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente equipes de execução, instalação, montagem, operação, reparo e manutenção;
  • Planejar, projetar, especificar e calcular;
  • Analisar a viabilidade técnica e econômica de projetos;
  • Assistência, assessoria e consultoria;
  • Dirigir, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos;
  • Realizar vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
  • Elaborar procedimentos para construção visando reduzir impactos ambientais adversos e minimizar a degradação ambiental.

Mercado de trabalho
O curso de Engenharia Civil da UNISA proporciona uma formação que permite o exercício das atividades profissionais nas áreas de planejamento, gerenciamento, supervisão, projeto e execução de obras civis como edifícios, hospitais e shoppings, instalações hidráulicas industriais e prediais, saneamento básico e ambiental, indústria petrolífera, mineração, obras de infraestrutura como pontes, viadutos, túneis, metrôs, rodovias, ferrovias, hidrovias, portos, aeroportos, barragens e usinas de geração de energia. Permite também a atuação em serviços autônomos, consultorias, instituições de ensino e pesquisa e em órgãos governamentais.