Você está em:

CURSOS / Graduação / Presencial / Ciências Humanas e Sociais /  Letras (Português)
Letras (Português)

Coordenador(a) : Profa. Angélica Lino dos Santos Moriconi

O estudo da língua portuguesa, com suas respectivas literaturas, proporciona amplas possibilidades de atuação no mercado de trabalho para o estudante de Letras: escolas, empresas de diferentes ramos, centros de pesquisa, entre outros. Para tanto, o curso da UNISA, com habilitação em Português, coloca-se como ferramenta de aprendizado para os alunos, contribuindo para que estejam aptos a atuar no âmbito educacional ou outros, utilizando teorias e métodos adequados às necessidades do mundo contemporâneo. 
Por meio de um corpo docente altamente qualificado, o estudante adquire pleno domínio das linguagens oral e escrita, nos mais variados contextos, e é estimulado constantemente a refletir sobre as mais modernas teorias linguísticas, tanto quanto sobre as clássicas, para que em sua atuação docente seja capaz de propor projetos e metodologias de ensino de línguas adequadas à realidade sociocultural. O aluno ainda obtém conhecimento sobre os principais movimentos artístico-literários, seus expoentes mais representativos e suas respectivas obras literárias. 
Destacam-se, também, as atividades práticas promovidas pelo curso: aulas de laboratório de línguas; seminários com suporte tecnológico para apresentações; simpósios e semanas culturais para ampliação do universo cultural e aprimoramento dos conteúdos trabalhados ao longo do curso; participações em eventos culturais (teatro, cinema, museus, casas de cultura, etc.) para inserção neste universo; participação em projetos de iniciação científica, para o incentivo da formação de futuros pesquisadores; presença em saraus literários, estimulando o aprendizado de organização e planejamento de eventos culturais. 

Mercado de trabalho
São diversas as oportunidades de carreira para o aluno formado em Letras na UNISA, que poderá atuar como professor, pesquisador, crítico literário, revisor de textos, roteirista, secretário, assessor cultural, palestrante, corretor ou orientador de textos empresariais, entre outras atividades.