Você está em:

CURSOS / Graduação / Presencial / Tecnológica /  Conservação e Restauro
Conservação e Restauro

Coordenador(a) : Prof. Dr. Paulo Eduardo Borzani Gonçalves

O curso de tecnologia em Conservação e Restauro da Unisa integra o Núcleo de Artes da Universidade, no qual são trabalhadas matrizes concebidas com olhar transdisciplinar buscando a comunhão das atividades práticas e teóricas na construção do conhecimento com o objetivo de formar profissionais de excelência, generalistas e aptos a desenvolverem múltiplas atividades profissionais.

O Tecnólogo em Conservação e Restauro atua na área dos bens culturais e do patrimônio artístico. Entretanto, suas atividades vão muito além disso. São atribuições deste profissional:

  • Planejamento e Projeto de conservação e restauração de bens culturais;
  • Projetos de Conservação e Restauro do mobiliário;
  • Exame técnico de estado de conservação e proposta de restauração;
  • Coordenação de equipes para elaboração e execução de Conservação e Restauro de obras de arte;
  • Definição de parâmetros para guarda e acondicionamento de bens e coleções;

Contando com corpo docente altamente qualificado, ateliês e laboratórios específicos para o desenvolvimento de atividades pedagógicas operativas e de estímulo à criatividade, sem esquecer as ferramentas tecnológicas de apoio aos procedimentos de Conservação e Restauro, o profissional formado pela Unisa é diferenciado, pronto para ingressar e se destacar no mercado com a garantia de uma atuação pautada na responsabilidade histórica e socioambiental, no respeito à diversidade e na inteligência no âmbito dos bens e obras que constituem o patrimônio histórico e artístico.

Mercado de Trabalho
O Tecnólogo em Conservação e Restauro pode atuar junto aos setores técnicos de conservação e restauração de bens culturais e artísticos, nas instituições governamentais da administração direta e indireta, bem como em órgãos privados que tenham a mesma finalidade. As oportunidades são vastas para que nossos egressos demonstrem e desenvolvam suas competências e habilidades, podendo contar com a formação de excelência que lhes permite, ainda, empreender e gerir suas próprias carreiras.