Você está em:

CURSOS / Graduação / Presencial / Tecnológica /  Radiologia
Radiologia

Coordenador(a) : Prof. Dr. Carlos Pereira Araújo de Melo

O curso de Radiologia habilita o aluno para operar equipamentos de diagnóstico por imagem nas áreas médica, industrial e de engenharia. Ao aprender sobre o funcionamento dos equipamentos, presta auxílio a profissionais da área médica, pois as imagens auxiliam na identificação de patologias em órgãos internos do corpo humano e animal, sendo utilizados para isso exames de raio X e ressonância magnética.

No campo das engenharias, o tecnólogo em radiologia utiliza aparelhos para rastrear estruturas metálicas e tubulações em edifícios ou fuselagem de aeronaves, auxiliando na localização e correção de possíveis defeitos nas construções. Para as indústrias farmacêutica e alimentícia, a contribuição do profissional é na operação de fontes radioativas empregadas na esterilização de medicamentos e alimentos, auxiliando os físicos e engenheiros que estão também envolvidos neste processo.

Nas funções do tecnólogo de radiologia também está incluído preparo de soluções químicas, a utilização de meios de contrates radiológicos e a observação das normas de radioproteção.


MERCADO DE TRABALHO
Há uma demanda crescente no mercado de trabalho por profissionais técnicos em radiologia devido ao avanço da medicina e dos centros de diagnósticos baseados em exames laboratoriais. Esses profissionais fazem parte das equipes de Hospitais, Clínicas Radiológicas, Clínicas de Diagnóstico por Imagem, Laboratórios, Indústrias de Equipamentos Radiológicos, Centros de Pesquisa e Clínicas Odontológicas. Também surgem oportunidades em órgãos fiscalizadores, operando equipamentos para detectar armas, substâncias químicas ilícitas ou perigosas em portos, aeroportos e aduanas. Outros setores que absorvem esses profissionais incluem a construção civil e aeronáutica.