Você está em:

CURSOS / Mestrado / Mestrado /  Mestrado em Ciências Humanas
Mestrado em Ciências Humanas

Coordenador(a) : Prof. Dr. Álvaro Cardoso Gomes

Reconhecido pelo Parecer CNE/CES nº 58/2014 de 29/04/2014, publicado no DOU de 30/04/2014.

Objetivos:
Formar mestres em Ciências Humanas para que possam atuar, de forma interdisciplinar, tanto no ensino quanto na pesquisa ou na gestão nas áreas de Letras, História, Comunicação, Sociologia, Antropologia e Pedagogia e suas interfaces. Voltados à problematização das realidades socioculturais e históricas nas quais se inserem, os estudantes-pesquisadores deverão desenvolver habilidades e competências, a partir de uma sólida formação teórico-metodológica interdisciplinar, ao analisar as manifestações culturais e seus contextos sociais de expressão, produzindo pesquisas de forma a contribuir com reflexões e ações para transformar seu entorno.

A quem se destina:
Graduados em Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras, Artes e áreas afins.

Área:
Interdisciplinar.

Área de Concentração:
Sociedade, Cultura e Linguagens: A área de concentração compreende os estudos relacionados às teorias, metodologias, modelos, estratégias, instrumentos e procedimentos ligados aos processos educacionais formais e informais e campo privilegiado do conhecimento, procurando estudar as mais diversas expressões culturais e os contextos sociais. Pretende-se estudar a multiplicidade social, procurando perceber como os sujeitos sociais constroem nelas suas experiências, por meio da linguagem em suas manifestações verbais e não verbais. Busca-se ainda compreender os diversos sistemas de comunicação e suas manifestações de linguagem. Visa analisar, de maneira interdisciplinar, as relações entre sociedade, espaço e memória, com base na investigação dos fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Linhas de Pesquisa:
1) Sociedade, Comunicação, Linguagens: Esta linha visa investigar, de maneira interdisciplinar, os diversos sistemas de comunicação e suas manifestações de linguagem nas diferentes matrizes de produção e de recepção – verbal, sonora e visual. Os estudos nesta linha envolvem relações das artes e das mídias com a sociedade e a cultura, relacionando-as às problemáticas da identidade.

2) Sociedade, Espaço, Memória: Esta linha visa analisar de maneira interdisciplinar as relações entre sociedade, espaço e memória, com base na investigação dos fenômenos sociais, políticos, econômicos e culturais. Desta forma, enfatizam-se pesquisas que se integram e se articulam nas seguintes áreas e temáticas: história, educação, patrimônio cultural, redefinições do espaço em função das diferentes formas de ocupação e exploração, processos de regionalização, construção de identidades e memória social.

Coordenação do Programa:
Prof. Dr. Álvaro Cardoso Gomes

Download:
Edital

Mais informações: 0800 17 17 96.

Para conclusão do Mestrado o aluno deverá:

  • Concluir 24 créditos em disciplinas obrigatórias e eletivas e 06 créditos de dissertação;
  • Ser aprovado em Exame de Proficiência em Língua Estrangeira;
  • Ser aprovado no Exame de Qualificação;
  • Defender Trabalho de Conclusão (Dissertação).

Corpo Docente: 

Dr. Álvaro Cardoso Gomes 
Currículo Lattes

Drª Alzira Lobo de Arruda Campos
Currículo Lattes

Dr. Antônio Jackson Brandão 
Currículo Lattes

Dra. Eliane de Alcântara Teixeira
Currículo Lattes

Dra. Lourdes Ana Pereira Silva 
Currículo Lattes

Dr. Luiz Antonio Dias 
Currículo Lattes

Dr. Marcos Júlio Sergl 
Currículo Lattes

Dra. Maria Auxiliadora Fontana Baseio 
Currículo Lattes

Drª. Marília Gomes Ghizzi Godoy 
Currículo Lattes

Drª Patrícia Margarida Farias Coelho

Currículo Lattes

Dr. Paulo Fernando de Souza Campos 
Currículo Lattes

Dr. Rafael Lopes de Souza 
Currículo Lattes