Reconhecido pela Portaria MEC nº 1.331 de 08/11/2012, publicada no DOU de 09/11/2012.

English language
A Universidade Santo Amaro, com 50 anos de história na região, é a única Instituição de Ensino Superior das Prefeituras Regionais de Capela do Socorro e Parelheiros, na região sul da cidade de São Paulo.
Download:
Classificação Final
Para estruturação do Programa em Ciências da Saúde, levou-se em consideração:
- As características regionais apresentadas;
- O envolvimento histórico da universidade nas políticas públicas da região;
- As características e perfil profissional dos egressos para atuarem em diferentes áreas de conhecimentos;
- A necessidade de integração de saberes para responder às complexidades das doenças crônico degenerativas não transmissíveis;
- A necessidade de titular professores que possam incorporar a visão multidisciplinar e translacional em suas práticas de ensino e pesquisa, possibilitando a formação de discentes com perfil inovador.
A visão multidisciplinar é elemento mediador do Mestrado em Ciências da Saúde, permitindo a compreensão das ciências e de suas inter-relações em um patamar de análise e reflexão abrangente, crítico e criativo, tendo sempre como objeto de estudo as doenças crônico-degenerativas não transmissíveis, bem como as doenças transmissíveis prevalentes na comunidade..
Objetivos:
Propiciar ao discente a aquisição de conhecimento acadêmico e científico aprimorado sobre a complexidade do processo saúde-doença, com uma visão clínico-científica ampla, porém, com ênfase no contexto translacional do desenvolvimento, evolução e tratamento das doenças crônicas não transmissíveis e transmissíveis, gerando subsídios necessários para a completa abordagem dos fatores envolvidos no desenvolvimento fisiopatológico, prevenção, tratamento e recuperação desses agravos.
Com ênfase na promoção da saúde, os resultados dos estudos observacionais e experimentais que são e serão realizados no programa podem subsidiar ações de prevenção e tratamento efetivos que potencialmente contribuirão para amenizar ou reduzir os desconfortos dolorosos e os comprometimentos aeróbicos, endócrinos e funcionais das doenças degenerativas e transmissíveis.
A quem se destina:
Profissionais das áreas de Saúde, Educação e Humanas.
Linhas de Pesquisa:
- Saúde no Contexto Ambiental, Social e Biológico: visa compreender o campo da saúde a partir do contexto ambiental, nas dimensões social, epidemiológica, biológica, política com vistas a identificar, planejar e tomar decisões nesse campo, atuando como agente crítico e colaborador da transformação da dinâmica social mediante princípios éticos de responsabilidade social. Enfatiza, sob um enfoque multidisciplinar, pesquisas que se articulam com campos e temáticas tais como: análise e avaliação das ações específicas de vigilância à saúde, objetivando a promoção da saúde na sociedade. Prioriza pesquisas que contemplem diferentes grupos populacionais, com ênfase nos pacientes portadores de doenças crônico-degenerativas não transmissíveis.
- Vigilância em Saúde - Prevenção, Diagnóstico e Tratamento: objetiva compreender as etapas do processo saúde doença desde a prevenção até o tratamento. Incorpora o conhecimento técnico e científico para a compreensão dos mecanismos fisiopatológicos, o diagnóstico e o tratamento dos agravos prevalentes na população. Busca também, por meio dos preditores e marcadores de risco, a prevenção das doenças não transmissíveis e transmissíveis.
Fale com a coordenação
Jane de Eston Armond – coordenadora: jarmond@prof.unisa.br
Carolina Nunes França – coordenadora adjunta: cnfranca@prof.unisa.br
Telefones: 2141-8584 / 2141-8702.
Mais informações: 11 2141-8584/ 8702