Você está em:

CURSOS / Pós-Graduação / A Distância / Especialização / Ciências Humanas /  Alfabetização e Pós-alfabetização na Formação de Professores
Alfabetização e Pós-alfabetização na Formação de Professores

Coordenador(a) : Profa. Ma. Olga Maria Lodi Rizzini

O curso de Especialização Docente em Alfabetização e Letramento tem como propósito a formação de Especialista em Ensino Fundamental para atuar com competência no processo de alfabetização, conforme disposto no Anteprojeto de Reforma Universitária n. 7200/06, que preconiza a articulação entre os cursos de pós-graduação stricto sensu e os cursos de graduação. Para isso assegurará apropriação de conteúdos e condução da prática pedagógica específica ao tema. O curso tratará dos fundamentos da organização do cotidiano escolar, dos aspectos constituintes do trabalho docente (didática, currículo, planejamento, avaliação, entre outros), centrando-se nas abordagens teórico-metodológicas para o ensino da leitura e da escrita, e nos desafios postos ao professor alfabetizador.

Objetivos: 
O especialista em Alfabetização e Letramento é o docente que domina as práticas sociais de leitura e de escrita no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, atuando efetivamente no processo de alfabetização. Esse profissional será capaz de adotar diferentes metodologias de ensino e avaliação para a realidade das salas heterogêneas e o contexto social da comunidade em que atua.

Público-alvo:
Licenciados e Graduados.

Metodologia
O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, webconferências, chat com tutores, estudo de casos e muito mais.

Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com professores, tutores e colegas de sala.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo que ocorrem para a realização de provas, ou se houver atividades práticas previstas, mediante uma agenda pré-estabelecida.