Arteterapia Escolar

Coordenador(a) : Profa. Ma. Ana Cecilia Oñativia

A Arteterapia é uma abordagem que se utiliza de técnicas expressivas verbais e não-verbais e de recursos artísticos como forma de instrumentalização terapêutica. Quando aplicada ao espaço escolar, a Arteterapia possibilita espaços de prevenção e remediação dos conflitos inerentes a este contexto plural e complexo. Suas técnicas podem ser aplicadas na escola junto aos alunos, professores, famílias e demais agentes. Ao final do curso estará apto a realizar projetos, inclusive de inclusão, no contexto escolar, utilizando instrumentos e técnicas específicas, bem como atuar em consultoria e assessoramento e, ainda, orientar, coordenar e supervisionar profissionais em trabalhos teóricos e práticos, dentro da área de atuação.

Objetivos:
Preparar para atuação em contexto educacional, por meio da arte, com foco nos conflitos inerentes ao ambiente escolar; apresentar e ampliar a reflexão sobre as formas de atuação na área educacional, utilizando os recursos artísticos, em diferentes contextos institucionais e com populações diversas.

Público-alvo: 
Graduados nas áreas de saúde e educação, que trabalhem em diferentes contextos, inclusive o escolar, direta ou indiretamente.

Metodologia:
O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, fóruns, webconferências, chat com tutores, estudo de casos e muito mais. Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com tutores e colegas de sala.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo que ocorrem para a realização de provas, mediante uma agenda pré-estabelecida.

Principais disciplinas:
• Instituição Escolar e Inclusão;
• Trabalho com grupos: oficinas criativas e psicossocioeducativas;
• Vivências corporais nas atividades plásticas e educacionais;
• Modelagem e Subjetividade.