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Ludicidade e Práticas Pedagógicas

Coordenador(a) : Profa. Ma. Olga Maria Lodi Rizzini

Os jogos e as brincadeiras estão presentes em todas as fases da vida, principalmente na primeira infância, bem como nas etapas posteriores. A atividade lúdica em qualquer ambiente envolve pessoas e, na escola, acrescenta um ingrediente indispensável no relacionamento entre professor e aluno, aluno e aluno e demais membros da comunidade escolar. Não é exagero afirmar que um ambiente animado e construtivo demanda atividades lúdicas, nas quais favorecem o florescimento da criatividade e o desenvolvimento das pessoas. Esta é a proposta da Pós-graduação em Ludicidade e Práticas Pedagógicas, que apresenta um modelo voltado ao aprendizado individualizado, tanto teórico quanto prático, de forma que os pós-graduandos possam atender a demanda cada vez mais complexa da área educacional, que exige profissionais habilitados e com competência para atuar na área lúdica, em particular.

Objetivos
O curso visa promover ao professor condições para que ele possa trabalhar junto à criança com o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens, por meio de diferentes linguagens. Outro preceito de especial relevância, consiste em enfatizar o aprendizado do direito à proteção, saúde, liberdade, confiança, brincadeira, convivência, interação e respeito entre as crianças.

Público-alvo
Profissionais licenciados ou graduados em cursos superiores nas áreas de educação e saúde, como pedagogos e psicólogos, e que pretendam atuar com ludicidade.

Metodologia
O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, webconferências, chat com tutores, estudo de casos e muito mais.

Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com professores, tutores e colegas de sala.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo que ocorrem para a realização de provas, ou se houver atividades práticas previstas, mediante uma agenda pré-estabelecida.