Neurociência na Educação

Coordenador(a) : Profa. Ma. Ana Cecilia Oñativia

O curso atende às disposições gerais da resolução número 1, de 6 de abril de 2018 do Conselho Nacional de Educação. A Neurociência aplicada à educação é uma nova área do conhecimento interdisciplinar que se propõe a compreender de forma mais específica os processos de aprendizagem do ser humano em diferentes contextos educacionais e contribuir para que os problemas inerentes a este processo sejam supridos ou minimizados. Assim, o profissional que trabalha com o contexto educacional, com os conhecimentos da Neurociência, trabalha com pessoas no sentido destas superarem suas dificuldades ou expandirem suas potencialidades específicas de conhecimentos. O aluno ao final do curso estará apto a desenvolver projetos assertivos de intervenção nas áreas da saúde e educação e poderá coordenar estratégias e articular soluções que possibilitem uma visão integrada das atividades clínicas e educacionais.

Objetivos:
Aliar os conhecimentos da neurociência com os da educação a fim de preparar profissionais para trabalharem com crianças, adolescentes e adultos, focando diferentes contextos educacionais, possibilitando o conhecimento das relações neuropsíquicas por meio da neuropsicologia, neurociência, neurodidática e psicopatologia.

Público-alvo:
Profissionais graduados nas áreas da saúde e educação, interessados em compreender e interferir no contexto escolar, visando potencializar habilidades e competências de seus agentes.

Metodologia:
O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, fóruns, webconferências, chat com tutores, estudo de casos e muito mais. Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com tutores e colegas de sala.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo que ocorrem para a realização de provas, mediante uma agenda pré-estabelecida.

Principais disciplinas:
• Neurociência e Funções Cognitivas.
• Integração Sensorial e Processo de Aprendizagem.
• Neurociência e Práticas Educacionais Inclusivas.
• Transtornos da Infância e da Adolescência.