Você está em:

CURSOS / Pós-Graduação / A Distância / Especialização / Ciências Humanas /  Psicopedagogia Clínica e Institucional
Psicopedagogia Clínica e Institucional

Coordenador(a) : Profa. Drª Vera Lúcia de Oliveira Ponciano

A Psicopedagogia é uma área de conhecimento interdisciplinar, dedicada ao estudo dos processos de aprender e ensinar, além da compreensão dos diversos fatores que atuam nesses métodos, enquanto facilitadores ou inibidores.

Ocupa-se da avaliação e intervenção de demandas voltadas às dificuldades escolares, bem como transtornos de aprendizagem em crianças, adolescentes e adultos.

O curso da Universidade Santo Amaro oferece uma carga horária superior a mínima indicada pela Associação Brasileira de Psicopedagogia -  ABPP. Além disso, conta com o estágio orientado desenvolvido por meio de oficinas psicopedagógicas.

Objetivos
Habilitar o estudante na mediação psicopedagógica, seja na modalidade clínica ou institucional, para avaliar e intervir nos fatores que podem inibir ou facilitar o processo de construção da aprendizagem.

Público-alvo

O curso destina-se aos profissionais graduados, nas áreas da educação e saúde, principalmente na Pedagogia, Licenciaturas, Psicologia e Fonoaudiologia.

Metodologia
As ações didático-pedagógicas estão centradas na estimulação à criatividade e à criticidade dos estudantes, procurando exercitar o raciocínio de forma analítica, bem como sua capacidade de realização. Para tanto, fazemos uso de diversas metodologias, como: aulas expositivas, estudos de caso, seminários, oficinas psicopedagógicas, produção de materiais, produção da escrita científica, bem como o estágio supervisionado, que pode ser realizado na clínica comunitária da universidade ou em outro espaço de escolha do estudante.