Educação Física Escolar

Coordenador(a) : Prof. Me. Bruno Allan Teixeira da Silva

A proposta deste curso pauta-se na Cultura Corporal, preocupando-se principalmente com os significados construídos a partir de prática de quaisquer movimentos, constituindo-se assim, em um aspecto do desenvolvimento humano indissociável dos processos de ensino e de aprendizagem. Com isso, pretende-se ampliar o diálogo entre a Educação Física escolar e os demais componentes curriculares presentes nas escolas, em uma tentativa de avançar nas discussões e reflexões, com módulos focados em questões pedagógicas que propiciarão a ampliação do conhecimento da área no contexto escolar.

Acreditamos que, por meio do aprofundamento no conhecimento pedagógico, será possível otimizar a Educação Física dentro do cenário escolar, proporcionando ao professor subsídios didáticos e pedagógicos que podem auxiliar na sua prática docente. O aprofundamento nos conteúdos e na compreensão das novas diretrizes curriculares, articulando as discussões da Base Nacional Comum Curricular com o desenvolvimento de conteúdos orientarão os Educandos de maneira mais significativa.

Objetivo Geral:

  • O objetivo principal é oferecer um aperfeiçoamento didático pedagógico ao professor de Educação Física, com foco em sua prática docente, no que concerne às questões de conteúdo, métodos de ensino e avaliativas. A partir de estudos pautados na Cultura Corporal, o curso visa desenvolver o processo de ensino e aprendizagem, contextualizando a atuação no ambiente escolar em suas diferentes dimensões – cultural, social, biológica e psicológica, demonstrados por meio de problematizações específicas da Educação Física escolar.


Objetivos Específicos:

  • Compreender a Educação Física Escolar e o conhecimento pedagógico presente nela;
  • Aprofundar os estudos em relação à cultura corporal de movimento;
  • Desenvolver recursos didáticos-pedagógicos em relação aos conteúdos da cultura corporal de movimento;
  • Aprofundar reflexões sobre uma perspectiva crítica da Educação Física Escolar.

Público-alvo:
Professores de Educação Física Escolar.