Ergonomia

Coordenador(a) : Prof. Cristiano Alves de Carvalho

O curso de Pós-graduação em Ergonomia capacita o profissional para atuar em empresas e demais organizações que atendam ou que objetivam atender aos requisitos técnico-legais da Ergonomia, através do desenvolvimento, implantação, manutenção e gerenciamento de programas que visem à saúde, segurança e conforto do trabalhador.

O curso permite também ao profissional conhecer e aplicar técnicas de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), considerando os padrões e os requisitos da NR-17 e de outras normas, inclusive com foco nas diretrizes normativas em Saúde e Segurança do Trabalho, como a BS 8800 e OHSAS 18001. Sua proposta pedagógica possibilita a vivência de diversas situações reais de trabalho, focalizando a aplicação da Ergonomia em cenários distintos.

Objetivo:
• Gerar conhecimentos teórico-legais em ergonomia com vistas ao desenvolvimento, implantação, manutenção e gerenciamento de programas que visem à saúde, segurança e conforto do trabalhador.
• Atuar em equipes multiprofissionais de Sistemas de Gestão Integrados (SGI) de Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social no âmbito empresarial;
• Elaborar Análises Ergonômicas do Trabalho (AET) conforme a NR 17 e demais demandas empresariais;
• Estruturar, avaliar e gerenciar programas de ergonomia;
• Exercer atividades no ensino superior relacionadas à Saúde e Segurança Ocupacional (SSO).

Público-alvo:
Administradores, engenheiros, médicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e demais profissionais da área de saúde e segurança do trabalho.

Metodologia:
O curso a distância possui uma metodologia de ensino contemporânea, dinâmica e interativa, que estimula a construção do seu próprio conhecimento, por meio de diversos recursos, como vídeos, mapas mentais, fóruns, web conferências, chat com tutores, estudo de casos e muito mais.

Os conteúdos e atividades ficam disponíveis na internet. Você também terá sessões interativas ao vivo pela web, com professores, tutores e colegas de sala.

Existem encontros presenciais obrigatórios no polo que ocorrem para a realização de provas, ou se houver atividades práticas previstas, mediante uma agenda pré-estabelecida.

Principais disciplinas:
Ferramentas Ergonômicas, Ergonomia Física, Biomecânica Ocupacional, Fisiologia do Trabalho, Análise Ergonômica do Trabalho, Ergonomia Cognitiva e Organizacional dentre outras.