Psicologia Escolar

Coordenador(a) : Profa. Dra. Ana Maria Capitanio

Diante das novas perspectivas educacionais, a psicologia escolar tem se constituído como um importante campo de atuação. O estudo da subjetividade e do comportamento humano, no contexto escolar, mostra-se cada vez mais necessário para a construção da aprendizagem com orientação e apoio. É importante que os profissionais, que atuam nesta área, trabalhem em busca de solidificar uma atuação de caráter preventivo e relacional. Para tanto, o curso desenvolve nos alunos uma visão ampla do cotidiano escolar, sem perder os aspectos psicológicos individuais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, com fundamento nos conhecimentos científicos da psicologia.

Disciplinas que abordam temas atuais como violência, classe social, sexualidades, gênero e raça além de abordar as estratégias de intervenção.

Objetivos
• Fundamentar a atuação dos profissionais que atuam na área da psicologia escolar.
• Ampliar os conhecimentos sobre os fatores psicológicos envolvidos nos processos de educação, ensino-aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e relações interpessoais na escola.
• Promover o auxílio da compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento e tomadas de decisão junto ao aluno, professor, família e demais integrantes da escola.

Público-alvo
Psicólogos, pedagogos e profissionais da área educacional e demais profissionais interessados.