Psicologia Escolar

Coordenador(a) : Profa. Dra. Ana Maria Capitanio

Diante das novas perspectivas educacionais, a psicologia escolar tem se constituído como um importante campo de atuação. O estudo da subjetividade e do comportamento humano no contexto escolar mostra-se cada vez mais necessário para a construção da aprendizagem com orientação e apoio. É importante que os profissionais, que atuam nesta área, trabalhem em busca de solidificar uma atuação de caráter preventivo e relacional. Para tanto, o curso desenvolve nos alunos uma visão ampla do cotidiano escolar, sem perder de vista os aspectos psicológicos individuais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, com fundamento nos conhecimentos científicos da psicologia.

Objetivos
A especialização em Psicologia Escolar tem o propósito de fundamentar e ampliar a atuação dos profissionais que atuam na área da psicologia escolar. E ampliar os conhecimentos sobre os fatores psicológicos envolvidos nos processos de educação, ensino-aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e relações interpessoais na escola. Visa também promover o auxílio da compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento e tomadas de decisão junto ao aluno, professor, família e demais integrantes da escola. 

Público-alvo
Psicólogos, Pedagogos e profissionais da área educacional.

Metodologia de ensino
Os cursos de pós-graduação a distância da Unisa são ofertados via web, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que fornece acesso aos artigos científicos, videoaulas, fóruns, bate-papos, avaliações eletrônicas e outros materiais. Este ambiente propicia uma dinâmica totalmente diferenciada de interação com o professor e colegas. O aluno comparece na unidade na qual está vinculado ao término de cada módulo, para uma avaliação presencial, e também ao final do curso, quando ocorre a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.