Você está em:

CURSOS / Pós-Graduação / Presencial / Aperfeiçoamento Profissional /  Fauna: Conservação, Resgate e Monitoramento
Fauna: Conservação, Resgate e Monitoramento

Coordenador(a) : Coordenador

O Aperfeiçoamento Profissional em Fauna: Conservação, Resgate e Monitoramento visa abordar as principais técnicas e estratégias para o exercício da educação ambiental nos diferentes espaços de ensino que possuem como objeto de trabalho os animais silvestres (zoológicos, criadouros, museus de zoologia, unidades de conservação, entre outros). Assim como discutir o papel socioambiental dos diferentes elementos envolvidos nas ações educativas em meio ambiente e abordar temas relacionados à saúde dos animais silvestres e principais doenças e seus determinantes, em condições de vida livre ou em práticas laboratoriais, expondo assuntos do campo diagnóstico e médico veterinário.

O curso ainda propõe estudar as atividades de resgate de fauna com ênfase em implantações de usinas hidrelétricas, seus impactos e o processo de fragmentação de habitats e ecossistemas e apresentar as metodologias mais utilizadas no aproveitamento científico das espécies resgatadas, além de discutir os processos de recuperação, reabilitação e reintrodução dos espécimes. Outro destaque é o objetivo de expor as questões relacionadas ao monitoramento da fauna silvestre e suas implicações na conservação do meio ambiente e da biodiversidade, apresentando e discutindo casos do licenciamento ambiental do Estado de São Paulo em interface com Unidades de Conservação que possuem carnívoros de grande porte. 

Público-Alvo:
Graduados em cursos superiores que já atuam ou que pretendem atuar com animais silvestres, sejam de cativeiro (ex-situ) ou vida livre (in situ), ou com o resgate de fauna em operações específicas. É voltado também para quem deseja adquirir elementos formacionais necessários à pesquisa com animais silvestres.