Você está em:

CURSOS / Pós-Graduação / Presencial / Aperfeiçoamento Profissional /  Linguagens, Pensamento e Aprendizagem
Linguagens, Pensamento e Aprendizagem

Coordenador(a) : Coordenador

O Aperfeiçoamento Profissional em Linguagens, Pensamento e Aprendizagem tem por objetivo promover a construção do pensamento lógico-matemático e sua relação com o desenvolvimento das estruturas cognitivas. Dentro deste contexto, propõe abordar a inteligência enquanto estrutura lógica, construída a partir de ações (motoras, cognitivas e afetivas), estudar a abstração empírica e a reflexiva e promover a ação educativa possibilitando espaços de construção dos saberes.

O vasto conteúdo visa, ainda, discutir o pensamento antecipatório e estratégico, a natureza e significado dos jogos, a noção de jogo e sua expressão na linguagem; verificar a importância do jogo e a competição como funções culturais; conhecer os diversos tipos de jogos; estabelecer o uso do jogo na avaliação e na intervenção psicopedagógica, promover a construção da escrita a partir dos níveis conceituais da notação linguística e a sua relação com a psicopedagogia preventiva.

Além disso, o aluno estuda as variáveis psicológicas e neurolinguísticas que intervêm no processo de aquisição da leitura e da escrita e suas implicações na prática psicopedagógica. Com isso, aprende como aplicar os meios e recursos de diagnóstico e intervenção nas dificuldades de leitura e escrita e exercitar a dinâmica de grupo, aplicando conhecimentos de grupos humanos e operatividade. Outro diferencial é saber identificar a metodologia das oficinas psicossocioeducativas por meio da criatividade e motivação e conhecer o papel do mediador e sua importância no contexto psicossocioeducativo.

As disciplinas do curso são: Pensamento Lógico Matemático; Psicogênese da Lectoescrita; Trabalho com grupos – Oficinas Criativas e Psicossocioeducativas.

Público-Alvo:
Profissionais graduados nas áreas de educação e saúde, principalmente pedagogos e psicólogos.