Você está em:

CURSOS / Pós-Graduação / Presencial / Especialização / Ciências Exatas /  Engenharia de Segurança do Trabalho
Engenharia de Segurança do Trabalho

Coordenador(a) : Profa. Me. Elaine A. Peixoto

A Engenharia de Segurança do Trabalho visa a garantir e promover a saúde e integridade do trabalhador, preocupação evidente da sociedade atual. A Pós-graduação da Unisa prepara profissionais de alto desempenho para este desafio.

O profissional especializado em Engenharia de Segurança do Trabalho atua na prevenção de acidentes e proteção do trabalhador, de acordo com a legislação vigente,  nas variadas áreas de atuação profissional.

O diferencial pedagógico do curso caracteriza-se pela experiência profissional dos docentes, aliado às atividades propostas pelas diferentes disciplinas do curso.

Objetivos:
Preparar e desenvolver o potencial intelectual dos participantes para atuarem em Segurança do Trabalho com foco nas ações prevencionistas e em ações corretivas, quando estas se fizerem necessárias, em conformidade com as exigências legais vigentes e técnicas.

Metodologia:
As  propostas metodológicas do curso implicam atividades de caráter individual e desenvolvimento coletivo. Desenvolvimento de pesquisa, debates, estudos de caso, aulas expositiva-dialogadas, entre outros recursos são adotados.

Público-alvo:
Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos.

Observação:
Será habilitado como Engenheiro de Segurança do Trabalho pelo CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) e pelo CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) somente os graduados em cursos citados no público alvo; aos demais, Bacharéis ou Tecnólogos, o enfoque Multiprofissional é sem habilitação ao certificado.

Principais disciplinas:
• Ergonomia
• Gerência de riscos
• Higiene do Trabalho
• Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações
• Proteção contra incêndio e explosões
• Proteção do meio ambiente