Você está em:

CURSOS / Pós-Graduação / Presencial / Especialização / Ciências Humanas /  Alfabetização e Pós-alfabetização na Formação de Professores
Alfabetização e Pós-alfabetização na Formação de Professores

Coordenador(a) : Profa. Ma. Olga Maria Lodi Rizzini

O curso de Especialização Docente em Alfabetização e Letramento tem como propósito a formação de Especialista em Ensino Fundamental para atuar com competência no processo de alfabetização, conforme disposto no Anteprojeto de Reforma Universitária n. 7200/06, que preconiza a articulação entre os cursos de pós-graduação stricto sensu e os cursos de graduação. Para isso assegurará apropriação de conteúdos e condução da prática pedagógica específica ao tema. O curso tratará dos fundamentos da organização do cotidiano escolar, dos aspectos constituintes do trabalho docente (didática, currículo, planejamento, avaliação, entre outros), centrando-se nas abordagens teórico-metodológicas para o ensino da leitura e da escrita, e nos desafios postos ao professor alfabetizador.


Objetivos: 
O especialista em Alfabetização e Letramento é o docente que domina as práticas sociais de leitura e de escrita no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, atuando efetivamente no processo de alfabetização. Esse profissional será capaz de adotar diferentes metodologias de ensino e avaliação para a realidade das salas heterogêneas e o contexto social da comunidade em que atua.

Público-alvo: 
Licenciados e Graduados.

Metodologia de ensino
Os cursos de pós-graduação a distância da UNISA são ofertados via web, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que fornece acesso aos artigos científicos, videoaulas, fóruns, bate-papos, avaliações eletrônicas e outros materiais. Este ambiente propicia uma dinâmica totalmente diferenciada de interação com o professor e colegas. O aluno comparece na unidade na qual está vinculado ao término de cada módulo, para uma avaliação presencial, e também ao final do curso, quando ocorre a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.